Por que Deus não explica?

sexta-feira, novembro 25, 2011

Estou lendo o livro "Decepcionado com Deus" do escritor Philip Yancey.
E eu super recomendo a leitura do mesmo; mudou muito a minha visão sobre Deus e a Sua forma de agir.
Hoje, quero deixar com vocês o trecho inicial do capítulo 25, que eu li ontem "Por que Deus não explica?", que trata sobre quando queremos respostas de Deus.

"Perto do fim do Livro de Jó, Eliú, jovem e afoito, profere uma mensagem contundente em que ridiculariza o desejo de Jó de receber uma visita de Deus. "Você acha que Deus se importa com uma criatura insignificante como você? Você imagina que o Deus Todo-Poderoso, o Criador do Universo, condescenderá em visitar a Terra e encontrar-se pessoalmente com você? Será que ele lhe deve algum tipo de satisfação? Pense um pouco, Jó!"
À medida que Eliú vai arrastando a voz, uma minúscula nuvem aparece no horizonte, logo acima do seu ombro. E, à medida que a nuvem chega mais perto, formando uma tempestade, troveja uma Voz como nenhuma outra. O excelente discurso de Eliú encerra-se rapidamente, e Jó começa a tremer. Chegou Deus, em pessoa. Veio responder pessoalmente às acusações de injustiça formuladas por Jó.
Se Jó serve como o principal caso na Bíblia de decepção com Deus, então, certamente, essa impressionante fala proveniente do redemoinho deve fornecer uma compreensão aprofundada, importante, acerca de todos os outros períodos de confusão e dúvida. O que, então, Deus diz em sua própria defesa?
Posso pensar em algumas coisas úteis que Deus podia ter dito: "Jó, lamento mesmo, lamento profundamente o que aconteceu. Você suportou muitas tribulações injustas por minha causa, e estou orgulhoso de você. Você não imagina o que isso significa para mim e até mesmo para o universo." Uns poucos elogios, uma dose de compaixão ou, no mínimo, uma rápida explicação do que ocorreu "nos bastidores" no mundo invisível — qualquer destas coisas teria dado algum consolo a Jó.
Deus não diz nada parecido. Sua "resposta", na realidade, consiste mais de perguntas do que de respostas. Deixando de lado trinta e cinco capítulos de debates sobre o problema da dor, ele se lança a um magnífico passeio verbal pelo mundo da natureza. Parece que ele guia Jó através de uma galeria particular de suas obras prediletas, demorando-se com orgulho junto a dioramas de cabras monteses, jumentos selvagens, avestruzes e águias, falando como se estivesse atônito pelas suas próprias criações. A beleza da poesia e o final de Jó rivalizam com o que há de melhor na literatura mundial. Entretanto, mesmo enquanto me maravilho diante da ofuscante descrição que Deus faz do mundo natural, uma sensação de perplexidade se infiltra. Essas palavras são relevantes? E, dentre todos os instantes, por que Deus escolheu justo esse para ministrar a Jó um curso de aperfeiçoamento sobre a vida selvagem?
No livro Wishful Thinking ("Pensando Desejosamente"), Frederick Buechner resume bem a fala de Deus. "Deus não explica; explode. Pergunta a Jó quem ele pensa que é. Ele diz que tentar explicar o tipo de coisas que Jó quer saber, seria como tentar explicar Einstein a um insignificante marisco... Deus não revela seu magnífico projeto. Ele revela a si próprio." A mensagem por detrás da estupenda poesia resume-se a isto: Até que você saiba um pouco mais sobre dirigir o universo físico, Jó, não me diga como dirigir o universo moral.
"Deus, por que estás me tratando de modo tão injusto?" Jó choramingou o livro inteiro. "Põe-te no meu lugar."
"NÃO!!!" Deus troveja em resposta. "Ponha-se você em meu lugar! Até que você possa dar lições sobre como fazer o sol se levantar a cada dia, ou onde espalhar os relâmpagos, ou como projetar um hipopótamo, não julgue como eu dirijo o mundo. Apenas cale-se e ouça."
O impacto da fala de Deus em Jó é quase tão surpreen-dente quanto a própria fala. Embora Deus nunca responda a uma sequer pergunta acerca da miséria de Jó, a rajada da tempestade desmonta Jó. Ele se arrepende no pó e na cinza, e todos os vestígios de decepção com Deus se desfazem." 

Páginas 201, 202 e 203.

Claro que, o interessante seria se você pudesse ler o livro todo, mas espero que essas palavras possam impactar a sua vida, como impactaram a minha.

Com amor
Pati Geiger




Leia também:

9 Comentários

  1. Caraaaaaaaacaaas, que isso mew?! rsrsr mtoooooooooo bommmm, Mtoooo bom msm! Noossssa, sem palavras.. Agora até eu quero ler o Livro..rsrsrsrs Nusss, é a 1ª vez que entrei no blog e agora pode ter a certeza que farei parte da "casa"..rsrsrs
    #Amém_Pelo_Post

    #Super#Edificante'
    Beijoos'

    ResponderExcluir
  2. terminei de ler o livro de jó hoje e tava procurando algum estudo sobre ele! coincidência? rs
    realmente muda nossa visão sobre esse assunto! mto bom ^^

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro! :) Muito edificante esse post. Pati, você é uma benção!

    ResponderExcluir
  4. Às vezes é tudo o que precisamos ouvir.
    Muito obrigado por compartilhar este texto tão precioso. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Pati eu terminei de le esse livro a umas 2 semanas atras e esse livro eh mto bom, vale a pena ler. Outro livro bom do Phillip Yancey é o Deus (In)visivel, vale a pena ler os 2. Que Deus continue te abençoado grandemente.

    ResponderExcluir
  6. Sabe pati eu comecei a ler esse livro e no inicio parei. comecei a argumentar e a criar um tipo de " pq Deus?" fiquei em crise e revoltada confesso. eu vou voltar a ler pq realmente não era aquilo que eu pensava ate vc postar isso

    ResponderExcluir
  7. Bah Pati! Tinha lido, mas voltei a ler, pois estava a pensar na abordagem que fizeste. Enfim, ampliou minha visão sobre a vida de Jó. Comparar o que Ele viveu a nós talvez fosse trágico, mas na realidade as vezes nos sentimos assim e até perguntamos "onde está DEUS?" quando a dor já chegou na alma. A palavra que me veio a mente logo que li é: "Reconheça que o Senhor é SOBERANO!" Isso me gerou uma canção, mas depois lhe envio.ok? Deus continue te iluminado com palavras de transformação! #bju.pati!!!

    ResponderExcluir
  8. Pati... Você sempre surpreendendo hein?! Poxa, às vezes é difícil entender o que Deus permitiu acontecer a Jó. É como se Ele pudesse muito bem,no início do livro, mandar satanás "sair fora" e dizer que Jó era íntegro e pronto, e que a satanás não precisava dar satisfação e prova nenhuma.Arrebentou comigo esse texto, de verdade! Deus te abençoe, e até mais!!!

    Silas Cartonilho
    @SilasCartonilho

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe