Ciscos, traves, pedras e tetos de vidro
quarta-feira, março 21, 2012
"Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros.Sim, por muito tempo, eu ignorei essa passagem em minha Bíblia. Só não arranquei a página, por questões éticas. Mas, na minha mente, eu já tinha arrancado.
Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão." Mateus 7:3
Gostamos de pensar na primeira parte daquele versículo "você vê o cisco que está no olho do seu irmão"; não é mesmo? Quando queremos, procuramos ciscos em olhos alheios. (Minha mãe diria que é falta de ter o que fazer.)
Porém, não gostamos de pensar na segunda parte.
Mas é fácil demais julgar, como é! Você vê um cisco ali no olho do seu irmão e quer julgá-lo. Mas sabe o que eu aprendi por experiência própria? Como o próprio versículo diz, não temos um cisco em nosso olho, temos uma trave. E essa trave, não permite que nós enxerguemos bem, o que faz com que tenhamos a visão distorcida das coisas e muitas vezes acabamos vendo ciscos nos olhos dos irmãos, onde na verdade não tem nada, ou se tem, interpretamos mal.
E tudo isso porque nos julgamos melhor que os outros!
Foi o caso dos fariseus e dos mestres da Lei:
"Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. Eles disseram: — Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso? Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: — Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!" João 8:3-7Eles viram o cisco no olho daquela mulher, mas esqueceram das suas próprias traves.
Gostamos de jogar pedras nos outros. Mas esquecemos que todos temos tetos de vidro.
Preste atenção: os vidros, podem ser de cores diferentes, mas não deixam de ser vidros. (Os pecados podem variar, mas não deixam de ser pecados.)
E quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra.
Letra
Feche os olhos por um instante. Você consegue ouvir o barulho das pedras sendo jogadas ao chão? Tire esse fardo de suas mãos e deixe as suas pedras cair também.
3 Comentários
PATRÍCIA GEIGER, ONTEM DEPAREI-ME EM UMA SITUAÇÃO COMO ESTA. SOUBE QUE CERTA PESSOA FEZ ALGO ERRADO E, A MINHA PRIMEIRA ATITUDE FOI COLOCAR-ME COMO JUIZ. COMECEI A DETERMINAR A “SENTENÇA” QUE ELE (a) MERECIA, MAS COMO TEMOS O ESPIRÍTO SANTO EM NÓS, ELE COMEÇOU A DIZER QUE A MINHA ATITUDE ESTAVA ERRADA. NÃO IMPORTA O PECADO. TODOS NÓS PECAMOS E NECESSITAMOS DA GRAÇA E MESERICÓRDIA DE DEUS. ESTE TEXTO SÓ VEIO CONFIRMAR AQUILO QUE OUVIR DE ALGUÉM MUITO ESPECIAL, DEUS.
ResponderExcluirBom que no mundo cristão todos pensassem assim não é?
ResponderExcluirÉ triste ver dentro da casa de Deus atitudes mundanas. Fazer o que? orar somente. Belo post.
Abraços
Minha amiga, meus seguidores da Verdade Que Liberta foram excluidos mais uma vez o google fez asneira, sei que não vão resolver o problema, por isso resolvi começar tudo de novo outra vez, já fiz um novo blog, O Peregrino E Servo . A Verdade Que Liberta vai ser desativada. E gostava que fizesse parte dos meus amigos no Peregrino E Servo isto é se quizer. De volta retribuirei. Obrigado.
ResponderExcluir