Ciscos, traves, pedras e tetos de vidro

quarta-feira, março 21, 2012


"Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros.
Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão." Mateus 7:3
Sim, por muito tempo, eu ignorei essa passagem em minha Bíblia. Só não arranquei a página, por questões éticas. Mas, na minha mente, eu já tinha arrancado.
Gostamos de pensar na primeira parte daquele versículo "você vê o cisco que está no olho do seu irmão"; não é mesmo? Quando queremos, procuramos ciscos em olhos alheios. (Minha mãe diria que é falta de ter o que fazer.)
Porém, não gostamos de pensar na segunda parte.
Mas é fácil demais julgar, como é! Você vê um cisco ali no olho do seu irmão e quer julgá-lo. Mas sabe o que eu aprendi por experiência própria? Como o próprio versículo diz, não temos um cisco em nosso olho, temos uma trave. E essa trave, não permite que nós enxerguemos bem, o que faz com que tenhamos a visão distorcida das coisas e muitas vezes acabamos vendo ciscos nos olhos dos irmãos, onde na verdade não tem nada, ou se tem, interpretamos mal.

E tudo isso porque nos julgamos melhor que os outros!

Foi o caso dos fariseus e dos mestres da Lei:
"Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. Eles disseram: — Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso? Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: — Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!" João 8:3-7
Eles viram o cisco no olho daquela mulher, mas esqueceram das suas próprias traves.
Gostamos de jogar pedras nos outros. Mas esquecemos que todos temos tetos de vidro.
Preste atenção: os vidros, podem ser de cores diferentes, mas não deixam de ser vidros. (Os pecados podem variar, mas não deixam de ser pecados.)

E quem não tem teto de vidro, que atire a primeira pedra.




Letra

Feche os olhos por um instante. Você consegue ouvir o barulho das pedras sendo jogadas ao chão? Tire esse fardo de suas mãos e deixe as suas pedras cair também.

Leia também:

3 Comentários

  1. PATRÍCIA GEIGER, ONTEM DEPAREI-ME EM UMA SITUAÇÃO COMO ESTA. SOUBE QUE CERTA PESSOA FEZ ALGO ERRADO E, A MINHA PRIMEIRA ATITUDE FOI COLOCAR-ME COMO JUIZ. COMECEI A DETERMINAR A “SENTENÇA” QUE ELE (a) MERECIA, MAS COMO TEMOS O ESPIRÍTO SANTO EM NÓS, ELE COMEÇOU A DIZER QUE A MINHA ATITUDE ESTAVA ERRADA. NÃO IMPORTA O PECADO. TODOS NÓS PECAMOS E NECESSITAMOS DA GRAÇA E MESERICÓRDIA DE DEUS. ESTE TEXTO SÓ VEIO CONFIRMAR AQUILO QUE OUVIR DE ALGUÉM MUITO ESPECIAL, DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Bom que no mundo cristão todos pensassem assim não é?
    É triste ver dentro da casa de Deus atitudes mundanas. Fazer o que? orar somente. Belo post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, meus seguidores da Verdade Que Liberta foram excluidos mais uma vez o google fez asneira, sei que não vão resolver o problema, por isso resolvi começar tudo de novo outra vez, já fiz um novo blog, O Peregrino E Servo . A Verdade Que Liberta vai ser desativada. E gostava que fizesse parte dos meus amigos no Peregrino E Servo isto é se quizer. De volta retribuirei. Obrigado.

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe