'Nem tudo que é gospel é bíblico" - parte 1

sexta-feira, agosto 24, 2012

Antes de mais nada, não sou músico, tampouco cantor. Uma coisa, porém sou: adorador. E procuro, como qualquer adorador do Senhor adorá-lo em espírito e em verdade. Por procurar adorá-lo em verdade(em princípios de obediência à Sua Palavra) e como defensor da fé que uma vez por todas foi dada aos santos(Jd 3), é que venho aqui analisar uma letra de música gospel(É o princípio).

Música gospel não é necessariamente louvor. Sabe-se que o movimento gospel, embora mencione o nome do Senhor ou mesmo tenha intenção de engrandecê-lo e divulgá-lo, muitas vezes o faz de forma irresponsável e, o pior, sem muitas vezes enfocar no Senhor e voltar-se ao homem.

Quando olhamos, por exemplo, para o Livro dos Salmos(Tehilim= cântico), não vemos canções que põem o homem no centro ou mesmo os seus sonhos no âmago de tudo. Quando fala da bem-aventurança do homem(Salmo 1, por exemplo), fala de sua vida em consonância à Palavra de Deus e Sua Soberana vontade. Deus é e deve sempre ser a razão máxima do louvor!

O Movimento gospel tem se caracterizado, na sua maior parte, por canções antropocêntricas e que tendem a mexer com a auto-estima ou o sentimento triunfalista do ser humano. É comum em muitas músicas lançar promessas como se Deus estivesse falando naquele momento(a chamada palavra rhema). Se você perguntar de onde veio esta palavra, talvez alguém diga, eu estou liberando uma palavra rhema(= acredita-se que ao falar esta palavra, algo no reino espiritual se moverá).

Com base nisso, quero analisar a letra de: Toda sorte de bençãos(Toque no altar). Observemos, pois:

Por onde eu for a Tua bênção me seguirá
Onde eu colocar as minhas mãos prosperará
A minha entrada e a minha saída bendita será
Pois sobre mim há uma promessa
Prosperarei, transbordarei

Os meus celeiros fartamente se encherão
A minha casa terá sempre Tua provisão
Onde eu puser a planta dos meus pés possuirei
Pois sobre mim há uma promessa
Prosperarei, transbordarei

Para direita, para esquerda
À minha frente, e para trás

Por todo lado ( oooo )
Sou abençoado ( eeee )
Em tudo o que eu faço ( oooo )
Sou abençoado ( eeee )

Toda sorte de bênçãos
O Senhor preparou para mim
E em todas as coisas
Eu sou mais do que vencedor

Observemos quantas palavras de louvor e engrandecimento ao Senhor foram pronunciadas? Particularmente, não vi nenhuma. O quê constitui o louvor a Deus? Palavras que enaltecem o Seu Santo Nome. Todavia, temos nesta música muitas alusões à passagens bíblicas, que analisaremos junto com a Palavra:
- Onde eu colocar as minhas mãos prosperará: Pode ser uma referência indireta a José enquanto no Egito(Gênesis 39.2,3 e 23). Entretanto, onde está na Bíblia uma exata promessa em que tudo, exatamente tudo, que fizéssemos prosperaríamos materialmente? Sim, aconteceu com José, mas significa que vai acontecer com todos? No Novo Testamento, onde isso se cumpriu, em termos materiais e de posição social com alguém?
- A minha entrada e a minha saída bendita será: De fato o Salmo 121, versículo 8, menciona: "O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre". Anteriormente, não podemos esquecer, o salmista fez uma sonora declaração de que o socorro dele vinha do Senhor que fez os céus e a terra(vers. 2)e não dos montes(verso 1), local que proporciona o privilégio de uma boa vista bem como de proteção/ escape.
- Pois sobre mim há uma promessa: Prosperarei, transbordarei- Esta sem dúvida é a parte que mais me preocupa nesta música. Lança-se a palavra de que há uma promessa! A pergunta inicial é: De onde veio esta promessa de prosperidade e transbordar? Segunda pergunta, que tipo de prosperidade é esta que a música está se referindo? De acordo com a segunda estrofe, o que se pode inferir é a ênfase na prosperidade material: "Os meus celeiros fartamente se encherão. A minha casa terá sempre Tua provisão...".
- Onde eu puser a planta dos meus pés possuirei: Outra vez temos uma refência indireta a um livro do AT- Josué. Josué recebeu a promessa de que Deus seria por ele tal qual foi com Moisés(Js.1). Há toda uma contextualização aqui que normalmente os pregadores da Confissão Positiva e Prosperidade deixam de observar: o povo de Israel estava prestes a conquistar a Terra Prometida. Tinham perdido o seu líder maior e precisavam tomar posse da terra. Deus neste momento está direcionando a Josué para que o mesmo continue o trabalho iniciado por Moisés. Ainda, é importante mostrar que toda o lugar que Josué obteria ao colocar a planta dos pés, estava delimitado por Deus a Israel: "Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo."(vers. 4). No Novo Testamento, na Igreja ávida por ganhar vidas em diversas partes, vemos casos onde Paulo não pôde pisar, ora por vontade do próprio Espírito Santo(Atos 16.7), ora porque o inimigo de nossas almas, Satanás, se levantou: "Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu.". II Ts. 2.18. Se onde eu por a planta dos pés possuirei, se referir a ganho de vidas em diversas partes do globo, o ideal sempre é se submeter à vontade do Senhor e rogar-lhe para que a porta do Evangelho seja aberta(Col. 4.3). Agora, pelo que tudo indica, a música tem o intento de pregar um triunfalismo distorcido, pois não leva em conta o contexto da frase e faz com que o ouvinte desta música venha crer que onde ele for, Deus a ele dará por possessão.
- Toda sorte de bênçãos, O Senhor preparou para mim: De fato, Deus nos abençoou com toda sorte de bençãos, não esquecendo de que "Ele nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" e que a prosperidade material é resultado do esforço natural do ser humano em crescer na vida-moçada, corram atrás do "preju", estudando e trabalhando- pois Deus dá esta oportunidade a todos, justos e ímpios: "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos."(Mt. 5.45). Desculpe-me a franqueza: prosperidade material NUNCA deve ser sinal de que Deus está na vida de alguém, pois não podemos esquecer: os ímpios também prosperam(Ml. 3.14-15; Sl. 73.12).
- E em todas as coisas, Eu sou mais do que vencedor: Um texto favorito dos triunfalistas é a frase: somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Mais uma vez, se consideramos os contexto deste texto, veremos que Paulo falava de situações adversas pelas quais ele experimentava ferrenhamente! Até chegar nesta pequena, mas poderosa afirmação, ele descreve: fome, nudez, morte, entre "otras cositas más"... Será que esta música considera isto? Ou simplesmente desconsidera as dificuldades do cristão? Pelo contexto da música, o que se percebe é isto.

CONCLUSÃO 

Quando analisada à luz da Bíblia, a infalível, inerrante e inspirada Palavra de Deus, esta música não resiste, e logo sua deturpação é trazida às claras. Não quero aqui, caro jovem, "empurrar goela abaixo" uma opinião ou mesmo lhe obrigar a não ouvi-la; mas inteligente como você é e participante ativo do Reino de Deus, você tem a opção de cantarolar o que não condiz com a Verdade do Evangelho e viver em fantasia ou louvar a Deus em espírito e em verdade.

Um grande abraço do seu servo,

Ir Cícero

*Texto original sob o título: Analisando letras de músicas Gospel Parte I- O princípio
Link aqui.

Leia também:

2 Comentários

  1. kkkk é desse jeito, tem aquela tbm do crente vingador conhece?

    Quem te viu passar na prova e não te ajudou,
    Quando ver você na benção vão se arrepender,
    Vai estar entre a platéia e você no palco,
    Vai olhar e ver Jesus brilhando em você.

    Que a verdade seja dita!

    Peço a Deus que as relidades das músicas gospel de hoje sejam mudadas, que veham músicas sobre negar a si mesmo e tomar sua cruz, sobre amar a Deus indepentente de circustancias, amar por quem ele é e não pelo o que ele fez ou irá fazer.

    ResponderExcluir
  2. Depois que vem as provas, as derrotas, as doenças, o divorcio, o desemprego a morte ou os escandalos dos lideres evangélicos o evangélico blasfema acha que aquela música era uma profecia que Deus descompriu. Alguns até desviam colocando a culpa em Deus e na igreja. Esquecem que Jesus disse para termos bom ânimo pois nesse mundo teremos aflições.

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe