Paris, pelos olhos de uma brasileira

segunda-feira, maio 04, 2015

Olá pessoal!
Tenho uma amiga que está morando em Paris. Ela sempre posta em seu Instagram lugares para visitar em Paris, mas não esses lugares clichês que todo mundo vai. Então, pedi para ela escrever algumas dicas para você, que assim como eu, sonha em conhecer esse lugar *-*
Então, deixo vocês com a Malu:

"É com muito prazer que aceitei o convite da querida Paty, para compartilhar com vocês um pouco do que fazer em Paris.
Vamos dividir em dois capítulos para não ficar tão longo.
Para começar apresento a vocês :

1. MUSÉE D'ORSAY:

Esse relógio gigante fica no Museo d'Orsay à Paris pertinho do Louvre e muitos não visitam. 
Ele é um dos meus queridinhos, porque é bem distribuído e abriga as obras de arte ocidental variadas, do impressionismo, pós impressionismo, modernismo, naturalismo e entre outras tantas !
O museu foi instalado na antiga estação (gare) d'Orsay, tem 5 andares divididos por suas épocas e obras, sem contar na (vue) vista que se tem do 5 andar sobre Paris.
Você sabia: muitos filmes foram rodados aqui!



2. HOTEL DES INVALIDES
(ou Palácio dos inválidos) 

Foi construído no ano de 1670, com a finalidade de abrigar os inválidos de guerra do exército da época. Hoje em dia é sede de vários museus, possui um necrópole militar e ainda continua acolhendo inválidos. Lá você encontrará a sepultura de Napoleão Bonaparte assim como a de seus dois irmãos, o coração de Vauban entre outras celebridades. O museu abriga também uma capela que hoje é nominada catedral do bispo católicos dos exércitos.
Um acervo cultural, é acessível desde os portões de entrada passando pelos canhões de guerra, um exército físico de armaduras usadas nas guerras até maquetes gigantes situadas no último andar do museu, com relevos e planícies d região parisiense mas também de toda a França !
Você não vai perder essa oportunidade de aumentar seu patrimônio cultural pessoal, né!



3. MAISON VICTOR HUGO 
(Casa de Victor Hugo - Hotel de Rohan-Guéménée)

Em algum momento de sua vida, você já usou uma das frases célebres desse maravilhoso e eterno escritor, poeta, romancista e dramaturgo francês Victor Hugo. Uma das minhas  preferidas é :
"Eu fiz soprar um vento revolucionário. Pus um barrete vermelho no velho dicionário."
Para quem já leu - Os miseráveis e Notre Dame de Paris, não vai deixar de visitar a casa de Victor Hugo. E que para a surpresa de todos é GRATUITA e fica aberta durante todo o ano.
A casa ( ou melhor o apartamento ) fica na 6 Place de Vosges, muito famosa, não tem como errar!
Lá você encontrará a casa, a mobília, e muitos pertences pessoais intactos.
E para os amantes de obras de arte ainda tem uma exposição , mas esta não é gratuita.
Seja um turista diferente, e conheça o que os outros não conhecem.



4. LES CATACOMBES DE PARIS 
(As catacumbas de Paris) 

Essa dica não tem nada de macabro, é uma dica cultural e super interessante que muitos não conhecem em Paris! As Catacumbas de Paris constituem-se em um ossuário subterrâneo que foram organizadas em alguns setores do complexo sistema de túneis e cavernas existentes no subsolo de Paris, resultantes de séculos de exploração de pedreiras , desde o período de ocupação romana na cidade. 
Este sistema de túneis é oficialmente designado "Les Carrières de Paris" (As pedreiras de Paris ou Subterrâneos de Paris) e, embora o ossuário ocupe apenas uma parte dos túneis, todo o sistema é comumente conhecido como "As Catacumbas de Paris" e chega a 400 km de extensão.
A organização do Ossuário iniciou-se em 1785. Desde o início do século XIX as Catacumbas de Paris estão abertas ao Público e constituíram-se em atração turística importante da cidade desde a organização das visitas em 1867. As catacumbas foram instaladas pela necessidade de reformular o sistema de cemitérios existentes e saturados de Paris.
Na época os ossos foram acumulados num canto qualquer, foi só em 1810 sob o governo Francês que as ossadas foram triadas e dispostas como galerias de arte subterrâneas.



5. LE CHÂTEAU DE CHANTILLY 
(O castelo de Chantilly)

O nosso destino de hoje não fica exatamente em Paris, mas sim à 45 minutos de Trem (RER D) ou 25 minutos da (Gare SNCF). O château de Chantilly data da época medieval, abrigando muitas pinturas, livros e desenhos antigos, sem contar todas as outras obras de arte que estão distribuídas nos vários espaços do Château. Seu jardim e seus parques foram criados pelo celebre jardineiro André Le Nôtre (sim é o mesmo da patisserie que você encontra em Paris). Esse Castelo é queridinho de Hollywood, do cinema Francês (claro), mas também de celebridades, como o Ex jogador de futebol Ronaldo fenômeno, que fez seu casamento aqui com a Daniela Cicarelli, entre outros. Agora para o mês de Abril, o castelo disponibiliza uma navette (van, perua, lotação) gratuitamente saindo de Paris city vision. No mês de Junho sempre tem fogos de artifício chamado pelos franceses de (les feux de Chantilly). 
A distância é quase a mesma para ir ao château de Versailles,  vale a pena !!!

Conheça o blog da Malu 

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe