O caminho certo para resistir às preocupações

domingo, agosto 26, 2018


Texto original em: The Reasonable Theology Tradução minha

Os comandos para não se preocupar ou não ficar ansioso, aparecem várias vezes no Novo Testamento e muitos cristãos acham difícil parar de se preocupar.
Essa luta se torna mais difícil quando deixamos de refletir sobre tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre a preocupação. Muitas vezes tentamos lutar contra a preocupação simplesmente dizendo a nós mesmos que a preocupação está errada. Isso não é provável que seja útil.
Não entenda mal. Se preocupar é errado. Se não fosse, não nos seria ordenado que não nos preocupássemos. Contudo, repetir este fato como um mantra não é o remédio que a Escritura prescreve para curar a ansiedade.
Jesus revela que não combatemos a ansiedade dizendo a nós mesmos que a preocupação é errada. Nós combatemos a ansiedade lembrando a nós mesmos que Deus é bom.
E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Lucas 12:22-31

Veja os exemplos concretos que Jesus dá para o que não devemos nos preocupar: comida e roupas. Essas são necessidades básicas. Sem comida você vai morrer de fome em questão de dias. Sem roupas, você está exposto aos elementos.


Usando esses exemplos, Jesus está argumentando do maior para o menor. Se não devemos nos preocupar com essas necessidades vitais, então não devemos ficar ansiosos com as dificuldades no trabalho, finanças, problemas de saúde ou tensão familiar ...
O comando é não se preocupar com comida ou roupas (ou qualquer outra coisa). Mas Jesus simplesmente não dá o comando e passa para o próximo tópico.
Em vez disso, Ele olha para o mundo ao seu redor e aponta evidências cotidianas revelando que Deus é bom. É a confiança em Deus que nos alivia da nossa ansiedade.
Nesta passagem, Jesus dá cinco razões para ter confiança na bondade de Deus.
1) Deus se preocupa com você e com suas necessidades
“Considere os corvos: eles não semeiam nem colhem, eles não têm depósito nem celeiro, e ainda assim Deus os alimenta. Quanto mais vale você do que os pássaros? ( Lucas 12:24 )
A lição aqui é clara: os corvos não são fazendeiros, não plantam nem colhem, não têm celeiros ou armazéns e, no entanto, Deus os alimenta.
Aqui está um argumento do menor para o maior : Se Deus se importa tão bem com os pássaros, quanto mais Ele cuidará de você que é feito à Sua imagem?  "Quanto mais valor você tem do que os pássaros!"
É por isso que 1 Pedro 5: 7 o exorta a lançar todas as nossas preocupações em Deus, porque Ele cuida de você.
A primeira razão pela qual Jesus dá por que não devemos nos preocupar é isto: Deus se importa com você e com suas necessidades.
2) Deus tem a capacidade de lhe dar o que você precisa
“E qual de vocês, por estar ansioso, pode adicionar uma única hora ao seu período de vida? Se, então, você não for capaz de fazer algo tão pequeno, por que está ansioso com o resto? ( Lucas 12: 25-26 )
A frase que Jesus usa aqui pode significar “adicionar um côvado (18 polegadas) à sua altura” OU “adicionar uma única hora ao seu período de vida”.Esta parece ser a melhor das duas possibilidades, como o ponto de Jesus aqui parece ser que tal façanha (embora impossível para nós) seria bastante inconsequente. Talvez seja porque eu sou razoavelmente baixo, mas acho que adicionar um pé e meio seria uma “coisa grande” ao invés de uma “coisa pequena”.
O ponto é que não faz sentido se preocupar. Que bem isso faz? Você pode adicionar uma hora à sua vida se preocupando? Você pode aumentar sua conta bancária se preocupando com dinheiro? Você pode resolver conflitos agonizando conversas hipotéticas?
Na maioria das vezes somos incapazes de mudar a questão pela qual estamos preocupados porque não estamos no controle. Somente Deus está no controle de nossas circunstâncias. Nossa preocupação revela uma relutância em deixar Deus ser Deus. É Ele quem dita nossa altura e é Ele quem numerou nossos dias.
Então, quando Jesus aponta nossa completa incapacidade de controlar nossas circunstâncias, Ele está contrastando essa realidade com a capacidade completa de Deus para fazê-lo. Há algo muito difícil para o Senhor?
Preocupar-se é agir como se tudo dependesse de nós, e não de Deus, que está no controle de nossas circunstâncias. Reconheça que somente Deus está no controle.
A segunda razão pela qual não devemos nos preocupar é porque Deus tem a capacidade de lhe dar o que você precisa.
3) Deus é generoso em dar mais do que você precisa
“Olha para os lírios, como crescem; não trabalham nem fiam, e eu vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Mas se Deus assim veste a erva, que está viva no campo hoje, e amanhã é jogado no forno, quanto mais ele te vestirá, ó tu de pouca fé! ” ( Lucas 12: 27-28 )
Da vida animal e humana, Jesus se volta para a vida das plantas - para os lírios que sem dúvida estavam ao redor deles. Considerando que com os corvos vimos a graça de Deus em prover as necessidades básicas da vida, aqui vemos a abundante bondade de Deus em prover beleza a este mundo.
Ele “veste” a grama de tal maneira que até mesmo Salomão em toda a sua glória não pode comparar. Mas os lírios trabalham duro ou se preocupam para serem tão belamente projetados? Não, eles nem “trabalham nem giram” - sua beleza não é um fator de sua atividade ansiosa, mas sim um resultado do cuidado gracioso de Deus.
Deus não é mesquinho!  Ele é generoso, fornecendo muito acima do que é necessário. Ele não precisa tornar as paisagens belas, mas o faz porque é Seu bom prazer. Ele deseja fazer isso, apesar do fato de que a grama e as flores secam, morrem e são jogadas no fogo como combustível para assar pão.
Novamente, do menor para o maior: "Se é assim que Deus veste a erva do campo, que está aqui hoje, e amanhã é lançado no fogo, quanto mais Ele vai vestir você - você de pouca fé?"
Faça um rápido inventário mental dos confortos e bênçãos que você experimentou desde que acordou esta manhã. Deus é generoso além da medida.
A terceira razão pela qual você pode ter confiança na bondade de Deus é porque Ele é generoso, dando-lhe mais do que você precisa.
4) Deus sabe o que você precisa (e quando você precisa)

“E não procure o que você deve comer e o que você deve beber, nem se preocupe. Porque todas as nações do mundo procuram estas coisas, e seu Pai sabe que você precisa delas. ( Lucas 12: 29-30 )
Dizem-nos que não “procuremos” o que devemos comer ou beber, nem nos preocupemos com tais coisas. A palavra para "buscar" aqui significa procurar diligentemente. Portanto, isso não significa que não devemos fazer provisão para nós mesmos ou para nossas famílias. Em vez disso, não devemos buscar mais coisas materiais do que perseguir a Deus. Nós devemos colocar as primeiras coisas primeiro. Não coloque seu coração nessas coisas; não se preocupe com eles.
Por que não?
“Todas as nações do mundo” buscam essas coisas. Talvez a NIV tenha a melhor tradução quando diz que "o mundo pagão" busca essas coisas. Jesus está se referindo ao mundo incrédulo que vive fora de um relacionamento de aliança com Deus.
Nós, como cristãos, devemos ser consumidos com os mesmos cuidados e preocupações que aqueles que não conhecem a Deus e são ignorantes de Sua provisão amorosa?
Podemos ter certeza de que "... seu pai sabe que você precisa deles". Aqui está nossa quarta razão para confiar na bondade de Deus: Ele sabe exatamente do que você precisa (e eu posso acrescentar, Ele sabe exatamente quando você precisa).
Naturalmente, não é por acaso que nos é dito que Deus sabe o que precisamos. Deus não atende às nossas vontades e desejos, e o que achamos que precisamos nem sempre se alinha com o que Deus sabe que precisamos.
Portanto, não devemos nos preocupar, mas devemos confiar em Deus. Podemos confiar nEle porque Ele se preocupa o suficiente conosco para nos dar o que precisamos, Ele é capaz de nos dar o que precisamos, Ele deseja nos dar o que precisamos, e Ele sabe exatamente do que precisamos.
5) Deus promete nos dar o que precisamos
"Em vez disso, busque seu reino e essas coisas serão adicionadas a você." ( Lucas 12:31 )
Jesus até agora tem esboçado por que não devemos fazer algo. Agora vemos um comando positivo para o que nós   devemos  fazer. Em vez de buscar ansiosamente as mesmas coisas que os pagãos, em vez disso, devemos buscar avidamente o reino de Deus.
O que significa buscar o reino de Deus?
Buscar o reino de Deus é fazer a nossa maior preocupação de que Seu domínio seja continuamente fortalecido em nossas próprias vidas e que seremos usados ​​por Ele para fortalecer Seu domínio na vida dos outros.
Quando colocamos as primeiras coisas em primeiro lugar, fazendo do Seu reino a nossa maior busca, todos os outros cuidados e preocupações cairão em seu devido lugar.
Ainda mais do que simplesmente nos dar uma perspectiva adequada, Deus faz uma promessa aqui: “busque o Seu reino e estas coisas serão adicionadas a você”.
Quais coisas? As mesmas necessidades básicas que Jesus tem falado e que as nações do mundo estão buscando. Comida, água, roupas e, por extensão, qualquer outra coisa que Deus determinou que precisamos.
Temos aqui uma promessa e nossa quinta razão para confiar na bondade de Deus: Ele nos dará o que precisamos.
Quando estamos caminhando com Deus, podemos ter certeza de que Ele suprirá o que precisamos para a jornada.
Mas como podemos entender essa promessa à luz das dificuldades que os cristãos enfrentaram ao longo dos tempos?
Bem, podemos nos afastar imediatamente do que é vendido como o chamado evangelho da prosperidade, onde os pregadores prometem que, se você fizer a vontade de Deus, você terá tudo o que seu coração deseja (e a vontade de Deus é que eles tenham um jato).
Não, essa perversão do evangelho seria irreconhecível para o apóstolo Paulo, que escreveu à igreja em Corinto: "A esta mesma hora passamos com fome e sede, estamos em trapos, somos brutalmente tratados, somos desabrigados".
Então, se não for uma fórmula mágica que obriga Deus a nos abençoar da maneira que desejamos - ou até mesmo uma garantia de que nunca estaremos em falta - o que esse versículo significa? Aqui vemos outro lembrete para confiar na bondade de Deus.
Se Deus ordenou algo (buscando Seu reino acima de tudo), podemos ter certeza de que Ele não deixará de fornecer o que precisamos para obedecê-lo.
Isto é sobre confiar que Deus lhe dará o que você precisa - e confiando que tudo o que Ele lhe deu é   o que você precisa. A vida é mais que comida e o corpo mais que roupa. Às vezes, o que é melhor para nossa alma é um período de pobreza, perda ou isolamento.
Podemos não entender na época, mas muitas vezes olhamos para trás e vemos que nossos maiores períodos de crescimento foram em tempos de provação, nos quais nos conscientizamos de nossa total dependência do cuidado gracioso de Deus por nós.
Mesmo quando o conhecimento de Deus do que precisamos é diferente do que pensamos   nós precisamos, e seu tempo perfeito não atende às nossas expectativas, não devemos ficar ansiosos. Em vez disso, devemos confiar na bondade de Deus.
Como lemos em Filipenses 4:19 : “E meu Deus suprirá cada necessidade sua de acordo com suas riquezas em glória em Cristo Jesus”.
Conclusão
Então, como podemos lutar contra a ansiedade?
O que podemos fazer quando estamos vivendo a lacuna entre o que sentimos que precisamos e o que Deus nos deu?
Como devemos reagir quando os relacionamentos estão tensos, as finanças estão apertadas, a saúde se deteriora ou os julgamentos vêm?
Deus sabe que você precisa de encorajamento durante esses tempos, e é por isso que Ele preservou o ensinamento de Cristo para nós em Lucas 12. Reflita diariamente sobre essas verdades.
Não fique ansioso, porque sua vida consiste em coisas maiores do que comida, vestuário, trabalho, relacionamentos, finanças ou até saúde. Deus cuida tão bem dos pássaros - Ele não se importará mais com você? É Deus quem está no controle de nossa respiração e existência - Ele não proverá o que você precisa?
Veja a beleza com a qual Deus nos abençoou - Sua generosidade não se esgotará antes que Ele chegue até você.
Deus se importa com você; Ele é capaz de fornecer o que você precisa; Ele se deleita em ser generoso com você; Ele sabe exatamente o que você precisa e Ele não o reterá.
Confia nele.
O antídoto para a ansiedade não é dizer a si mesmo que a preocupação é errada, mas lembrar a si mesmo que Deus é bom.

The Right Way to Resist Worry

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe