31 de outubro - Dia da Reforma Protestante

quarta-feira, outubro 31, 2018


A Reforma, que teve início em 1517, marcou profundamente a história do Cristianismo. Os ensinos da Reforma, em suas distintas expressões, podem ser resumidos nos seguintes pilares, conhecidos como cinco solas (ou cinco Somentes).
Sola Gratia (Somente a Graça)


• Romanos 3.24 “... sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”
• Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.

Sola Fide (Somente a Fé)

• Romanos 3.28: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.”.
• Gálatas 2.16: “... sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”

Sola Scriptura (Somente as Escrituras)

• 2 Timóteo3.16-17: ” Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
• 1Pedro 1.23-25: “... pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada.”

Solus Christus (Somente Cristo)

• João 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”
• Atos 4.12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória)

• Efésio 3 20-21: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”
• Apocalipse 5.13: “Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro,seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.”


Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe