A lista de supermercado da sua vida

domingo, julho 31, 2016

Algum tempo atrás eu vi uma frase no Facebook que me fez refletir sobre várias coisas em minha vida. 

"As pessoas perguntam se você se formou, casou, viajou, teve filhos, como se a vida fosse uma lista de supermercado." 

E essa lista parece ir mais longe do que imaginamos, uma exigência que a sociedade parece nos impor. Que as pessoas parecem nos impor.
Se você tá solteira: quando vai namorar? Se você tem namorado: quando vão casar? Se você casou: quando vão ter filhos? Se você teve um filho: quando vem o segundo?

E assim por diante, como se realmente a vida fosse uma lista de supermercado numa ordem que deve ser cumprida. Se você não cumpre essa ordem, você é estranho, as pessoas não entendem.

Conversava sobre isso com um grupos de amigos, e um deles que é casado disse: olha, quando as pessoas me perguntam quando eu e a minha esposa teremos filhos, eu já sei que essa pergunta não vem de nossos amigos. Nossos amigos sabem que não queremos ter filhos. Mas as outras pessoas continuam insistindo em nos exigir coisas.

E quando exigem que aos 25 anos você já esteja casado? Parece que existe certa pressão. Chegar aos 30 solteiro então, é inadmissível. 

Fato é que a vida não é uma lista de supermercado e não deveríamos nos preocupar com isso. Não temos que cumprir metas em nossas vidas para agradar os outros. Temos que correr atrás dos nossos sonhos, cumprir as nossas metas.

Eu por exemplo, sempre quis essa listinha completa, imaginava que com a idade que tenho (27) já estaria casada e com dois filhos. Mas se eu me apegar a isso, vou acabar ficando frustrada, triste com a minha vida e até mesmo entrar em depressão. Porque a vida não gira em torno de um casamento, a vida não gira em torno de encontrar um marido. Diante disso, eu tive que criar a minha própria lista. Correr atrás de outras coisas. 

É claro que eu quero todas essas coisas, mas parei de exigir de mim mesma que coisas que fogem do meu controle, se realizem. Nem sempre podemos viver a vida que planejamos. Muitas vezes temos que viver a vida que nos é apresentada. 

Então rasgue essa lista e vai viver a sua vida, não a vida que os outros querem para você. Vai viver os seus sonhos, não os sonhos dos outros. Escreva a sua própria lista. Escreva a sua vida.

Patrícia Geiger



(Livro: 365 dias extraordinários)



Leia também:

2 Comentários

  1. Excelente reflexão, me vi representada neste texto, quantas pressões por já ter 30 e ainda estar só, precisava ouvir isso obrigada querida mais uma vez você foi instrumento usado por Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati, Deus tem falado comigo sobre isso através de várias pessoas e você foi mais uma. Cheguei aos 25 e senti uma tristeza muito grande, um sentimento de sonhos adiados, porque as coisas que espero e que planejo acabaram ficando mais pra frente. E eu questionei ao Senhor, falei que parece que sempre fica pra depois, sempre existe o "quase". Mas é que realmente tem coisas que não estão ao nosso alcance, e se entregamos nossa vida ao Autor dela devemos saber que nem sempre as coisas sairão como nós planejamos. Mas no fim, só quero chegar ao final da vida e ver que fui útil ao Reino do meu Pai, ver que eu servi para servir ao Senhor!

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe