Dia da Mulher - Mulher Virtuosa

quinta-feira, março 08, 2018

Hoje queria trazer um texto à nós mulheres e nada melhor do que um texto baseado na Palavra de Deus.

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10

O que a Bíblia quer dizer com mulher virtuosa? O que Deus espera que uma mulher cristã seja?

Engraçado que os versículos que se seguem tratam a mulher virtuosa como a “esposa ideal.” Tanto que na linguagem de hoje, o versículo chave traz a palavra esposa.

“Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!” Pv 31:10

Creio que Deus colocou no coração de muitas mulheres o desejo de ser esposa.  Mas, não basta ser esposa, a mulher foi criada para ser um presente para o homem, e me questiono se as mulheres de hoje em dia tem sido verdadeiros presentes na vida dos outros, se elas tem sido bênçãos. A Bíblia nos explica de forma muito clara o que Deus espera de uma mulhe

Talvez você deve estar falando: mas eu nem sou casada ainda! Você pode até não ser casada, mas a preparação para o casamento começa desde agora! Deus te chama para ser uma mulher dedicada a Ele! Você não precisa se casar para começar a ser essa mulher!

Então, vamos analisar, através dos versículos as qualidades da mulher virtuosa:

“O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.  Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca  o mal.  Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho. De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias.”
 Pv 31: 11-14

Tem gente que diz que mulher não pode trabalhar fora. Mas de acordo com esses versículos, a “boa esposa” trabalha sim. E ela ajuda nas despesas do lar.

Outra coisa importante é destacar que "ela só lhe faz bem e nunca o mal". Devemos ser mulheres que buscam fazer o bem à todos que nos rodeiam; devemos buscar honrar a Deus, nossos pais, nosso esposo; ser uma excelente profissional, buscar sempre fazer as coisas da melhor forma possível, para agradar Àquele que a vida nos deu. 

“Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas. Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas.” Pv 31:15 e 16

A mulher virtuosa é dedicada à família. Ela não mede esforços pra atender as necessidades daqueles que ela ama. Mesmo que tenha que levantar de madrugada, ou dormir mais tarde. Ela cuida da casa. Comece a praticar isso, antes do casamento mesmo, com sua família, as pessoas que te cercam. Se eu não tenho sido amável e dedicada com a minha irmã, com meus pais, com meus amigos, colegas, como vou esperar ser depois, no casamento? Muitas coisas Deus quer nos ensinar desde agora! Comece a praticar desde já!

“ É esforçada, forte e trabalhadora.  Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite. Ela prepara fios de lã e de linho para tecer as suas próprias roupas. Ajuda os pobres e os necessitados. Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir.  Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos. O seu marido é estimado por todo s- é um dos principais cidadãos do lugar. Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes.” Pv 31: 17-24

Ela não tem preguiça! Opa, mas e aquela preguiça de final de semana? É normal termos preguiça, sentir aquela moleza, vontade de não fazer nada. O que não é normal é deixar isso nos dominar. Ser preguiçosa ao ponto de não querer trabalhar, não querer se esforçar, não buscar ser alguém na vida. Será que você tem sido assim? Será que você ajuda aos pobres e necessitados, como diz o versículo? 

“É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza.  Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: “Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas.”  Pv 31: 25-29


A mulher virtuosa também não teme o futuro, ela sabe que Deus está no controle de tudo e ela deposita Nele a sua ansiedade em relação ao dia de amanhã. 

Falar. Pelo fato de sermos mulheres, temos mais necessidade de falar do que os homens. E isso as pesquisas comprovam. Mas falar e saber falar é diferente! Deus espera que aprendamos a falar com sabedoria e delicadeza. Ninguém gosta de alguém que só fica reclamando, resmungando. Use palavras sábias, que edificam. "É melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando.” Pv 21:19

“A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Deus Eterno será    elogiada. Deem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.”  
Pv 31:30 e 31

"Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.” I Pedro 3:3 e 4

Uma mulher que agrada a Deus tem a sua beleza no coração! Isso não quer dizer que a mulher pode ser desleixada, que não cuida de sim mesma, mas que a sua preocupação principal não será a de ficar bonita e arrumada. Sua preocupação principal será servir a Deus. A beleza do coração não se perde com o passar dos anos! Pois de nada adianta ser uma mulher bela mas não ser sábia.

“A beleza na mulher sem juízo é como uma joia de ouro no focinho de um porco.” Pv 11:22

A Bíblia fala muito sobre a mulher. Mais do que imaginamos.

“A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos.” Pv 14:1

“É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher briguenta.” Pv 21:9

“A mulher bondosa é estimada, mas a imoral é uma vergonha.” Pv 11:16 a

Mas principalmente,  Deus deixa muito claro em Sua palavra como ser uma mulher que agrade o coração de Deus. Então buque-O, ame-O acima de qualquer coisa! Afinal:

“A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Deus Eterno será elogiada. Deem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.”  
Pv 31:30 e 31

Com amor, Pati Geiger

FELIZ DIA DA MULHER PARA VOCÊ MULHER VIRTUOSA! 

Resultado de imagem para mulher virtuosa tumblr

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe