Deus não precisa de ajuda

sábado, fevereiro 09, 2019

Na história de Abraão, podemos observar vários aspectos. Muito se fala de sua fidelidade a Deus, de como ele confiou em Deus e de como ele foi considerado um dos heróis da fé. 

Mas temos uma história um pouco diferente no início disso tudo.

Em Gênesis 13, Deus prometeu a Abraão descedentes:

"E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada." Gênesis 13:16

Mas com o passar do tempo, parece Abrão e Sarai (seus nomes antes de Deus mudar para Abraão e Sara) vão se esquecendo dessa promessa, vão se cansando e achando que Deus os esqueceu. É o que vemos no decorrer da narrativa, até Gênesis 16, quando Sarai resolve fazer as coisas do jeito dela.

"Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai." Gênesis 16:1,2

Outra versão diz "já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa ter filhos com ela.

Mas Deus havia prometido os filhos para Abrão e Sarai e não para Abrão e a serva de Sarai. E então, no versículo 5, vemos que Sarai ficou com muito ciúme de ver Hagar grávida e quis colocar a culpa em Abrão. 

"Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti."Gênesis 16:5

Primeiro Sarai quis colocar a culpa em Deus por não ter filhos, resolve fazer as coisas do seu jeito e depois do resultado, quis colocar a culpa em Abrão. Abrão concordou com ela e por isso os dois erraram ao querer "ajudar a Deus".

De acordo com os costumes da  época, o homem poderia ter relações sexuais com uma serva e incluir os filhos dela em sua família. Abraão e Sarah procuraram obter os filhos que Deus os prometeu, a fim de "ajudar a Deus" a cumprir essa promessa. No entanto, os métodos de Abraão não eram os métodos de Deus e seu proceder gerou ciúmes e tristeza consideráveis. 

Abrão e Sarai deram um "jeitinho" nas coisas, pensando que poderiam enganar a Deus, pensando que este precisava de ajuda, pois tinha esquecido deles. 

Quantas vezes nós mesmo não queremos dar o nosso "jeitinho"? Quantas vezes não queremos ajudar a Deus?

É muito fácil fazer as coisas do nosso jeito e quando elas dão errado, colocar a culpa nos outros ou até mesmo em Deus.

Fato é que que Deus não precisa e nunca precisou da nossa ajuda. Nós é que precisamos dele. 
Quando fazemos as coisas do nosso jeito, o resultado é esse como vimos na história, frustração, lágrimas, rejeição. 

Em qualquer aspecto da nossa vida, não podemos querer ajudar a Deus, mas sim confiar nele e em Seu amor. Confiar que Ele fará o que é melhor. Confiar que não há nada que nós mesmo possamos fazer para ajudar a Deus. 

Entenda que Deus não precisa de ajuda, mas que você precisa da ajuda dele. 

"Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e diz a você: Não tema; eu o ajudarei." Isaías 41:13

Resultado de imagem para helping tumblr

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe