Como está a sua saúde mental durante essa pandemia?

terça-feira, junho 09, 2020


Eis mais um texto que deveria ter saído há um tempo, mas eu mesma estava lidando com a minha saúde mental e por isso percebi a necessidade de falar sobre isso.

Para falar o que quero te falar, preciso voltar um pouco no tempo.

Em 2016, meu segundo ano morando sozinha em Curitiba, comecei a ter uma dor estranha no peito e um formigamento no braço esquerdo. Fui para o hospital, achando que era um ataque cardíaco. Fiz exames e deram tudo normal. Fui para casa, para dois dias depois, retornar ao mesmo hospital, com os mesmo sintomas, novos exames e nada. Foi então que a médica que me atendeu, disse que era ansiedade. Eu, na minha cabeça, pensei: ansiedade pelo que? Normalmente, eu fico ansiosa antes de algo importante acontecer. Achava que ansiedade era isso, mas não era.

Fato era, que dois meses antes, a minha vó havia falecido, no RS e devido a distância, eu não consegui ir. O mais triste, é que ela faleceu um dia depois do meu aniversário e eu era bem apegada com ela, e acabei sofrendo muito. Mas, estava trabalhando, morando sozinha e não parei para processar tudo isso. Não sei ao certo que foi isso que desencadeou a ansiedade, mas pode ter contribuído.

Bom, em resumo. Depois que a médica disse que meus sintomas eram sintomas de ansiedade, resolvi procurar ajuda com uma psiquiatra e comecei o tratamento com terapia e remédio. Fiz o tratamento por 2 anos e fui melhorando, aprendendo a lidar com as situações da minha vida, trabalho, estudos, enfim, situações que podem desencadear estresse e ansiedade. 

Algumas coisas ajudaram nesse processo, como encontrar hobbies para distrair, aprender a falar sobre meus sentimentos, até mesmo aprender a respirar melhor, contar com o apoio da minha família, adotar um cachorro e encontrar alguém que me ajudou nesse processo (e hoje é meu marido).

Claro que as pessoas não são iguais e talvez você não tenha um animal de estimação ou um cônjuge, mas é super importante buscar ajuda. Seja qual for o problema, ansiedade, estresse, depressão. 

E também não sou especialista, não posso recomendar coisas para os outros, estou falando o que funcionou para mim.

Ok, e o que tudo isso tem a ver com a pandemia?

Com essa pandemia, a minha ansiedade disparou. O medo constante de ser infectada (sim, a ansiedade faz isso e mesmo em isolamento, o tempo todo eu acho que estou com a doença), o medo de morrer ou de perder alguém que amo para essa doença, o isolamento, não poder sair de casa para nada e se precisar sair para ir ao mercado, por exemplo, aquele medo ali que citei em primeiro lugar. Entrar nas redes sociais e ver notícias ruins, ligar a TV e ouvir sobre as mortes; os desafios em aprender a trabalhar online, aprender a mexer com plataformas que nunca vi antes, tudo isso é um desafio; sendo professora, eu gosto de sala de aula, amo ensinar; enfim, cada um sabe o que está passando durante essa pandemia, e tudo isso, fez com que eu ficasse mais nervosa, mais ansiosa e cheguei num ponto que vi que precisava de ajuda.

Em minhas redes sociais, pedi indicações de psicólogas que estejam atendendo online e recebi várias recomendações. Várias pessoas me deram indicações, mas apenas 3 amigas perguntaram: Pati, está tudo bem com você? 

Não é um post para cobrar atitudes, como vi esses dias um post que dizia "lembre-se de quem te ajudou na pandemia, quem te procurou.. bla bla bla). Não acho isso certo pois cada um está enfrentando suas próprias batalhas e ninguém tem obrigação de nada, mas tudo isso me fez pensar que as vezes as pessoas estão sofrendo ao nosso redor e não estamos vendo.

E esse post é para você, que está sofrendo nesse momento. Falei tudo isso, para falar que esse post é para você que precisa de ajuda nesse momento. Que está passando por alguma dificuldade emocional, causada pelo isolamento.

Graças a Deus, consegui encontrar ajuda profissional e estou fazendo terapia com uma psicóloga que está me atendendo online. E como falei antes, consegui o contato de vários psicólogos, se você precisar, entra em contato comigo que terei o maior prazer em passar esses contatos. Pode me chamar por direct no Instagram (@patriciageiger) ou deixar um comentário aqui com o seu e-mail, que eu entro em contato (e não publicarei seu comentário).

Se você precisar apenas só conversar, desabafar ou de alguém que ore por você, me coloco à disposição. Posso ouvir o que você tem a falar e posso orar por você.

Busque a Deus e peça forças a Ele. Abra seu coração para Ele, isso é muito importante sim, mas faça outras coisas também. Converse com quem vive com você, converse com a sua família, exponha seus sentimentos. Converse com seus amigos, tenha uma rede de apoio que te ajude a passar por esse momento difícil. Respire fundo, leia livros, assista suas séries e filmes favoritos, brinque com seu cachorro (ou gato). E busque ajuda profissional. 

Não hesite em pedir ajuda aos seus amigos ou familiares. Certeza  que alguém próximo à você, está disposto em lhe ajudar.


Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe