Idolatria disfarçada

segunda-feira, setembro 21, 2020

Quero falar sobre os 2 primeiros mandamentos que vemos em Êxodo 20:

“Não adore outros deuses; adore somente a mim. Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore…” Êxodo 20: 1-3

Cada vez que eu lia esses versículos, eu me achava suficientemente bem diante de Deus. Talvez eu não consiga cumprir todos os mandamentos, mas pelo menos esses dois, sei que consigo! E nessa falsa e hipócrita ilusão eu me agarrava pra tentar me justificar diante de Deus.

Amava pensar ou dizer que eu não era idólatra. Afinal, eu não tinha imagens na minha casa, eu não adorava imagens feitas por mãos humanas e definitivamente eu não tinha nenhum outro deus além do Deus vivo.

Será?

Idolatria, como o próprio nome diz, do dicionário significa: Amar excessivamente, com grande paixão; adorar.

Pensava comigo, não, eu não sou assim.

Mas descobri que sou. Julgava as pessoas e julgava religiões por serem idólatras. Se idolatria é colocar algo acima de Deus, eu também sou idólatra. E muitas vezes, pior do que muitos que eu mesma julgava.

Pensar que cristãos não cometem esse pecado, porque não nos ajoelhamos diante de imagens, é justamente o pensamento que satanás quer que tenhamos. Porque ele sabe muito bem, que, acreditando nisso, tapamos nossos olhos para a realidade. Porque assim, ele pode disfarçar o pecado para nós, com a desculpa de que, não somos como os outros, que adoram imagens.

O pecado muitas vezes vai aparecer com uma máscara bonita, para tentar te convencer de que ele não pode ser tão ruim assim. Mas aos poucos, a máscara vai caindo e o disfarce vai se desmanchando e você começa a ver que o que era tão bonito, começa a trazer consequências desastrosas para a sua vida; e tudo isso vai te afastando de Deus.

Qualquer pecado pode usar disfarce. 

E como que a idolatria se apresenta disfarçada?

Qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus na sua vida, se torna idolatria! Vou listar algumas coisas, mas com certeza a lista seria maior.

– emprego / carreira: quando você vive para trabalhar, esquecendo das demais coisas. Esquece da sua família, esquece de Deus. Tudo que importa é sua carreira, seu trabalho, seus objetivos.

– futebol: quando o seu time se torna a coisa mais importante na sua vida. Quando você vira fanático pelo time, quando ele começa a ocupar o primeiro lugar em sua vida.

– casamento: muitas pessoas solteiras, acabam tornando o casamento um ídolo, como se vivessem só para alcançá-lo, como se o mais importante fosse chegar até ele e não o caminho necessário até ele.

– beleza/ vaidade: mulheres que passam horas em academias, que gastam fortunas em salão de beleza, em creme, ou em roupas. Homens vaidosos e orgulhosos, que passam horas malhando em busca do corpo perfeito.

– dinheiro / status: e quando o dinheiro, o “ter” se torna o objetivo principal em sua vida?

– pessoas: nossos ídolos. Cantor fulano de tal, banda tal, blogueiro. São pessoas como você. Nenhum cantor, nenhuma banda, nenhuma pessoa, deve tomar o lugar de Deus para a sua vida.

Aqui tem um ponto importante também: tenho visto muitas pessoas idolatrarem a pessoa amada. E ai que mora o perigo, porque passamos a idolatrar uma pessoa, a colocar nossa esperança nela. Isso ocorre dentro do casamento, mas principalmente fora dele, em namoros, ou paixões não correspondidas. As vezes, transformamos a outra pessoa em um objeto, esquecendo-se que é uma pessoa de carne e osso como nós mesmos.

“Que valor tem um ídolo? Um ídolo não é mais do que uma imagem feita por um homem e que só serve para enganar.” Habacuque 2:18a

ATENÇÃO:

Não estou dizendo que é pecado trabalhar, amar alguém ou mesmo torcer para um time de futebol. Só temos que cuidar quando essas coisas começam a tomar o primeiro lugar em nossa vida, lugar que deveria ser de Deus.

“Quem tem o direito de subir o monte do Deus Eterno? Quem pode ficar no seu santo Templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas.” Salmo 24:3 e 4

Com amor

Pati Geiger

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe