Desabafo de uma viciada

terça-feira, março 13, 2012

Meu nome é Patrícia e estou sem consumir literatura há 2 horas.
Cansei de tentar lutar contra isso sozinha e por isso decidi desabafar sobre essa situação.

Entrei nesse mundo muito cedo. Pois meus pais a consumiam dentro de casa.
E o pior, eles mesmo me incentivaram ao vício.
No começo, fui inocentemente atraída por livros de histórias infantis. Meus pais me presenteavam com coleções de contos e fábulas. Quando eu nem sabia ler ainda, as figuras, o colorido, o cheiro, tudo aquilo me atraía. E então, eu ia folhando página por página, inventando fala às imagens e tentando adivinhar o que estava ali escrito. Lembro de passar horas e horas sentada no chão em meu quarto, com um livro no colo.
E assim que eu aprendi a ler, meus pais me deram a literatura na sua forma mais leve, os gibis. Inocentes gibis. Me divertia com as histórias da Turma da Mônica, Tio Patinhas, Mickey e Disney Limitada. Até Recruta Zero, Luluzinha e Bolinha passaram por minhas mãos.
Mas eu queria mais. Precisava de algo mais forte. Foi ai, que eu descobri, onde meu pai guardava seus tesouros. Descobri sua estante de livros.
Uma porta se abriu para um mundo totalmente novo para mim. Junto com essa porta, meus olhos também se abriram e eu queria entrar nesse novo mundo. O mundo da literatura em sua forma mais pesada: livros.
Meu pai selecionou alguns e me repassou. A única regra era que eles não poderiam ser contrabandeados, deveriam retornar ao seu devido lugar.
Mas, os livros não eram tudo aquilo que eu imaginava. E, cansada voltei aos gibis. E pra mim, aquilo bastava.

Papai, inconformado, começou a me chantagear:
"Se você ler esse livro e me contar a história dele quando terminar de ler, você poderá escolher alguma coisa do mercado."
Vendi-me, barato. Não, não é algo que eu me orgulhe. Tenho vergonha desse passado negro.
E movida pela motivação errada (o doce) me entreguei de vez aos livros.
E fui cada vez mais me afundando neles. A cada novo livro em minhas mãos, um mundo novo se abria. Afinal, era uma delícia criar tudo aquilo na mente. Inventar personagens, lugares.
Comecei a viajar. Cada vez mais. Viajava para lugares distantes, viajava em minhas ideias.

Raramente ficava sóbria. E misturava literatura com outras drogas! Por exemplo, literatura com café, é uma das melhores sensações do mundo.
Até tentei ficar limpa por algum tempo, mas sempre caia de volta ao vício. Outras coisas não me atraíam tanto assim. Já não queria mais sair de casa, só queria ficar em meu quarto, lendo. Era um livro atrás do outro. E não me contentava apenas consumir na sua forma normal, apenas lendo, eu tinha que cheirar também! É horrível, eu sei, não me julgue, por favor. Mas eu amo o cheiro de livro!

E eu me tornei uma pessoa mais feliz, ao descobrir que artistas, escritores, músicos, também a consumiam. Mas é claro, grandes poemas e músicas tão lindas só podem ser escritas depois que se consome algumas doses de literatura.
E os anos foram passando e junto com eles, muitos livros também foram passando por minhas mãos.
E a coisa ficou pior quando fui fazer faculdade de Letras! Descobri que haviam muitos livros ainda a serem consumidos! Livros e autores que eu não fazia ideia que existiam!

Como meus pais já não queriam mais alimentar o meu vício, comecei a comprar por conta própria. Descobri pontos de venda, que chamamos de livraria, e isso só ficou pior, com a internet. Havia meses que eu comprava 2, 3 livros!
Queria montar minha própria coleção de drogas, ou melhor dizendo, minha própria biblioteca.
Mas até ai, eu ainda achava que era normal. Nunca me considerei uma viciada, afinal, eu pensava: "posso parar quando eu quiser; a literatura não me domina."
Mas eu estava tão enganada!

Só agora eu percebi o quanto isso tudo virou uma bola de neve e eu já não consigo mais escapar.
Para se ter uma dimensão do problema, eu chego a consumir 3 tipos diferentes! E ao mesmo tempo!
Como meu organismo aguenta? Eu realmente não sei!
Acho que estou no fim do poço.
E por isso resolvi escrever esse (não tão) pequeno desabafo. Para saber se alguém pode me ajudar.

Grata.
Patrícia Liana Ritter Geiger







Leia também:

16 Comentários

  1. Que bom que encontrei alguém como eu...achei que sofria desse vício sozinha.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus...não estou só!!
    O cheiro de um livro novo é um dos aromas mais inebriantes que existe!!Eu tenho em meu poder mais de 300 drogas pesadas...algumas passam de 1000 páginas fácil!!É difícil lutar contra!!Eu chego a usar mais de 5 tipos diferentes e ao mesmo tempo!!Patricia Liana Ritter Geiger estou muito satisfeito pelo desabafo pois não estou só nessa lu a abençoe ainda mais e lembre-se: "Não há amigo tão leal quanto um livro" Ernest Hemingway...amei o post!!

    ResponderExcluir
  3. Chocante!!!......nos somos a resposta pra essa geração...ajuda-nos Deus!

    ResponderExcluir
  4. Pensei que eu fosse anormal...kkkkkkk.Mas hoje percebi que outras pessoas também moram no mesmo hospício que o meu...Mas cá pra nós,aqui é muito bom,viajamos sempre pra vários lugares sem sair de casa.

    ResponderExcluir
  5. Muuuito bommm!! Muito criativo...parabéns Pati! Acompanho sempre seus textos e são maravilhosos...
    Que Deus continue te abençoando e derramando sobre ti a verdadeira sabedoria..!
    Abraços querida

    ResponderExcluir
  6. Louca :P

    Mas adorei ^^




    Anderson Abreu

    ResponderExcluir
  7. ``E não me contentava apenas consumir na sua forma normal, apenas lendo, eu tinha que cheirar também! É horrível, eu sei, não me julgue, por favor. Mas eu amo o cheiro de livro!``

    Eu também cheiro livros! Rs.

    Excelente texto Patrícia! Que Deus te ajude a não ficar neste vício... Se não consumir mais for melhor... Do contrário, leia com moderação! :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkk.. tú es maluca e dos tipos que eu gosto mto!!..kkkkk..maluca e inteligente demais!! ^^ parabéns..achei demáis atraente esse teu escrito!!..eu nem sou viciada..mas acho que posso tentar neh?. :D

    ResponderExcluir
  9. Fazendo devidas alterações esse texto me relata! Muito bom, não passo por isso só xD

    ResponderExcluir
  10. Só posso te ajudar de uma maneira: Te viciando ainda mais! rs http://dableomeninopedra.blogspot.com/ Amei o post!!! Muito legal mesmo!!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro seu senso de humor! rs

    Nunca gostei muito de ler, aprendi a ler mais com os seus textos. É uma leitura q prende, q faz querer ler mais.

    Comecei com o NMM, depois passei pro seu bolg, depois pro EEE, agora, por sua causa leio vários blogs. Vc tbm me viciou!! rs

    Deus a abençoe cada vez mais! :D

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ler um livro em dois dias e lendo este desabafo fiquei aliviada em saber que não sou a unica com esse vicio ! Alem disso a primeira coisa que faço quando encontro um é sentir seu cheiro e sim isto é viciante rs.

    obrigada digo eu .

    ResponderExcluir
  13. Uau.. Que doido , isso é bom ner.. não fui acostumada a crescer lendo.. e luto com isso todos os dias viu pois eu preciso ler.. ó Pati me da um tikim desse vicio que vc tem pra mim to precisando kkk como peço a Deus pra me ajudar a ler viu vc não tem noção.. Quanto muitos estão viciados em leitura outros não passam nem por perto desta maravilhosa e fantástica droga serio rsrsrsrs ;D
    Deus abençoe Flor *--*

    Raquel Tomaz

    ResponderExcluir
  14. Mas esse é um vício bom! Preciso criar esse vício também, hehe =) Gosto muito de ler, mas tenho dificuldades em separar aquele tempo especial para leitura ...

    Dizem que quem lê muito, escreve bem. Creio que isso te ajuda a escrever textos tão lindos e inspiradores, claro que Deus é a fonte de tudo, mas com o ato de ler, a escrita melhora e as ideias fluem naturalmente =)

    abração querida, fique na Paz

    ResponderExcluir
  15. Nossa esse desabafo revelou muitos viciados né...rsrs.. Também amo ler desde criança, e muita coisa q vc fez ou faz por literatura lembra um pouco de mim... O mais incrível é que eu sempre amei cheiro de livro, tanto faz ser novo ou velho, antes ler eu cheiro, mas pensei que fosse a única louca do mundo, agora vejo que existem mais loucos como eu por ai. Já fiz 2 loucuras por literatura, a primeira foi passar 8 anos tentando encontrar o livro a marca de uma lágrima e quando consegui encontrar fiquei lendo direto sem comer ou beber por horas, a segunda loucura foi apostar com minha irmã que eu ia ler meu pé de laranja lima sem chorar porque eu achava que era sem graça, depois de algumas páginas eu tentando ser forte, mas ai depois cai no choro que soluçava, o povo aqui ficou morrendo de rir... Acredito que nunca chegará o dia em que o homem irá criar uma droga mais eficiente e alucinante que os livros. A leitura nos fazer rir e chorar, sonhar e amar, enfim nos faz viver em um mundo que criamos em nosso pensamento, com as armas da imaginação. Confesso que meu vício maior e também a maior paixão é a Bíblia Sagrada, tó na 3 leitura completa e sempre me surpreendo com algo de novo. Fica na paz de nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  16. Pati, esse Texto vai me ajudar como fonte de inspiração para um trabalho sobre o "Prazer da Literatura" haha..Também amo Livros ;D Gabriel H.

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe