Música secular x Música cristã

quinta-feira, março 22, 2012


Bom, hoje quero falar sobre música. As grandes questões abordadas no nosso mundo contemporâneo cristão. Música cristã ou música secular? Será que é pecado escutar outros estilos? Só a música gospel agrada ao SENHOR? Quero começar dizendo que vou expressar a minha opinião, não significa que ela seja a perfeita ou muito menos a mais correta, porém procure seguir a que mais se enquadra na palavra de Deus.
Secular – é tudo aquilo que está fora da conduta cristã, tudo que é profano. Existe música secular? Existe, obviamente. Nossos ouvidos não nos deixam mentir. De uns anos pra cá toda imoralidade e pornofonia, tudo aquilo que não se amolda ao SENHOR, ou seja, tudo que é profano, tem tomado conta do nosso país. Cada dia surgem mais grupos com uma péssima musicalidade e letras vergonhosas. Então quer dizer que todas as músicas que não são “gospel” não podem ser ouvidas? Não.
Entenda. Quando estava pensando em escrever sobre isso, Deus me lembrou uma palavra em Filipenses 4.8: “Eí galera, comecem a pensar em tudo que é verdadeiro, respeitável, correto, puro, amável e de boa fama, que isso ocupe o pensamento de vocês”. Com certeza, Paulo queria dizer para nós irmos além de pensar, viver, cantar, andar, falar, ouvir tudo que é composto por aquelas características. Nós sabemos muito bem que existem artistas que não são “gospel”, mas tem excelente qualidade musical e não chega a ser profano ou secular – é apenas boa música. Mas isso é muito pessoal, pois o que pode ser audível pra mim pode ser horroroso pra você, e essa questão musical é seu gosto e não merece ser discutido.
Chegamos enfim na parte mais importante, a música gospel brasileira. que os leitores fanáticos que me perdoem, mas ela é péssima em termos musicais e dona de uma intensa superficialidade. Na verdade esses cantores “profetas” abandonaram a essência e ficaram com o periférico. É uma verdadeira teatralização dos púlpitos, concorrência, manipulação das massas, espetaculosidade da fé, entre outras coisas. Mas, o motivo do sucesso dessas pessoas certamente se transformará na razão do seu fracasso. Não adianta fabricar a onda do espírito de Deus, usando artifícios, programas ou técnicas de marketing para gerar crescimento. Isso não pode ser criado pelo homem. Só Deus faz a igreja crescer, só Ele pode soprar nova vida em um vale de ossos secos. E pessoas que querem ser usados verdadeiramente não poderão ir por esse caminho de superficialidade. Onde a onda do momento é fazer chover muito fogo e glória com aleluia e anjos ziguezagueando pela fé. É um verdadeiro mantra gospel, onde as pessoas são subestimadas a viver em mediocridade cultural e espiritual. O nosso propósito principal é amar a Deus de todo o coração. Para isso a palavra certa é adoração. Pois até onde eu saiba a Igreja existe para adorar a Deus. Como diz o admirável músico brasileiro João Alexandre: O louvor é o culto da vida, na vida de culto. É preciso que até no “gospel” onde você acha que está seguro você procure louvar com o que é condizente com aquilo que está escrito lá em Filipenses 4.8. Sabemos que existem o joio e o trigo e nós temos que ter a sabedoria e discernimento. Não podemos negociar nossa integridade diante do altar da popularidade.
E afinal, podemos ou não escutar música secular? Nada de fórmulas e frases feitas. Presta atenção, a resposta é simples. Queridos, fuja de tudo o que é imoral, que te afasta de Deus e pense, viva, cante com tudo o que é verdadeiro, respeitável, correto, puro e amável. Assim seja.


Adália Raquel 

Royalty-free Image: Young girl playing her guitar 

Leia também:

6 Comentários

  1. Eita Jesus amado, essa palavra veio direto do coração do Pai. Concordo em gênero, número e grau...rsrs. O que acho mais triste é ver esses cantores mais preocupados com os palcos da vida do que com a obra do mestre. Os shows da vida estão ai pra provar. O troféu promessas por exemplo foi uma decepção, cantores que hoje vivem ganhando milhões a custa no nome de Jesus se venderem a mídia dessa forma. A palavra de Deus dever pregada em todo lugar, através de internet, livros, tv e etc, mas pelo amor do Pai meu povo lembrem de como Jesus fazia quando andou nessa terra. Ele jamais subiu ao monte e mandou o povo ficar gritando: TIRA O PÉ DO CHÃOOOO!!!! VAMOS PULAR!! Isso não é adoração!! Curto música secular sim, mas sei escolher entre poesia e canção. São poucos e raros, mas existem ainda os verdadeiros adoradores que adoram ao Pai em Espírito e em verdade. ( Eddy )

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! Já venho assim dizer quem sou eu para me expressar aqui nesse momento. Estou afastado no momento e aguardando algo maior acontecer, mas vim dar minha opinião sobre o temas eu particularmente acho que um cristão possa ouvir uma musica secular como todos sabemos temos que sondar o que escutamos, hoje temos observado o Grande Show da fé onde grandes cantores gospel fazem seus show e convida artistas seculares para participar de suas músicas. Eu tenho 25 e onde e penso assim como foi citado ai na palavra de Filipenses 4.8 é uma questão de sabermos o que estamos ouvindo. Para mim a música gospel ela tem um papel que é fazer com que você Adore ao Senhor e o Louve e a música secular ela tem o poder de te trazer pessoas, amigos(as), namoradas(os), familiares à sua memoria. O problema é que hoje o Gospel está virando moda e esquecendo dos seus propósito musicas que visam o lado financeiro, a cura física e espirital, esquecendo daquele que faz tudo isso acontecer ou não do nosso Senhor. Assim como vc disse ai cada um tem a sua escolha só que as vezes as Igrejas ñ sabem lidar com isso ainda com o mundo secular. Quem foi quem deu essa música para eles Jquest-Sol http://www.youtube.com/watch?v=wPBFZldSsMI&feature=related ou Jqust-Dias Melhoreshttp://www.youtube.com/watch?v=SMFnq4HHrkk&feature=related Meu Deus precisamos colocar coisas boas em nossas cabeças selecionado o que escutamos. Boa Noite

    ResponderExcluir
  3. Brilhante!
    Louvado seja o Senhor por Te usar dessa forma.O meio cristão precisa de pessoas pensantes, críticas e racionais.
    Deus abençoe sua vida!

    Com carinho,
    Mayra Grillo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia
    É a minha primeira vez aqui, vi a propaganda do seu blog no blog da minha amiga Valquiria do Blog Apenas Palavras. Gostei muito do texto, apesar que parece não ser seu. Eu concordo plenamente, eu sou das antigas, apesar de não ser tão velha (kkkkk), é que me converti ouvindo Vencedores por Cristo, Asaph Borba (que é meu amigo pessoal) e um discípulo de Cristo, eu garanto, mas o que se vê hoje é só músicas vendáveis, tipo Jesus vai te abençoar, é isso que as pessoas querem ouvir, ninguém quer ouvir, carregue a cruz. São tantos grupos, que se dividem, é Trazendo a Arca, Levando a Arca, Derrubando a Arca (kkkkkk), seria engraçado, se não fosse triste, eu fico com os antigos, como foi citado João Alexandre outro ótimo nome.
    Bjos. um ótimo final de semana!

    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Patrícia, Também é minha 1a vez aqui e parabenizo-a pelo Blog. Ao contrário de todos aqui, eu não sou evangélico porém acredito em Deus piamente. Cheguei aqui ao seu Blog por que sou cantor, e recentemente gravei uma música gospel de autoria de um grande amigo meu. Gostaria de saber de você e de seus leitores, se eles também acreditam que um Cantor secular não pode cantar música gospel, assim como tenho ouvido falar por aí... Será que então eu teria que abandonar todo o meu trabalho até aqui para que eu pudesse Cantar ou até mesmo gravar algumas músicas evangélicas que gosto já a muito tempo como Oficina G3, Leandro Gonçalves, PG, entre outras... Será que eu preciso me converter pra poder cantar uma música dessas? Não sei, gostaria de acreditar que não. Me digam vocês por favor.
    Grato,
    Wellington Fukuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington!
      Viu, me passa seu e-mail, que te respondo por lá ;)

      Excluir

Arquivos

Siga!

Subscribe