O questionamento de Jó

terça-feira, março 27, 2012

"Pensava-se, naquele  tempo, que o sofrimento é sempre resultado do pecado. Para os amigos de Jó, Deus sempre recompensa os bons e castigo os maus.  Portanto, se Jó está sofrendo, é porque  pecou, mesmo  que tenha sido em segredo. Mas Jó reage contra esta explicação. Ele não entende como Deus deixou que tamanha desgraça caísse sobre ele, visto que sempre foi um homem bom e honesto.  Neste estado de angústia e de dúvida, Jó chega a desafiar a Deus. Ele exige uma explicação para que finalmente possa ser aceito por Deus e considerado pelos outros como homem bom e correto.

E Deus tem a última palavra. Ele não responde às perguntas de Jó, mas fala do seu próprio poder e sabedoria. Humildemente Jó reconhece que ele não é nada diante de um Deus tão poderoso e sábio e se arrepende de haver usado palavras duras e violentas.

Jó conservou a fé num Deus que é justo. Ele reconheceu que os seres humanos não podem compreender tudo nem explicar bem a  razão  porque às vezes também os inocentes sofrem."

Trecho da introdução do livro de Jó na Bíblia Edição Especial para Jovens






Leia também:

7 Comentários

  1. é sempre bom dá uma passada no seu blog, sempre tem um ótimo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda palavra mana!
    Obrigada por compartilhar!
    Nesse final de semana foi ministrado sobre a vida de Jó. O Senhor falou muito ao meu coração nesses dias (e continua falando ;). Que não venhamos andar insatisfeitos, pois os Seus pensamentos são mais altos que os nossos... Que o Senhor nos leve a descansar completamente Nele, sem questionamentos ou temores...apenas confiar sem reservas. Sabendo que tudo que Ele faz, ou permita que aconteça em nossas vidas redundará em glória ao Seu Maravilhoso nome (ainda que não compreendamos)! Da mesma forma que aconteceu na vida desse homem íntegro, reto e temente a Deus! :))

    Grande abraço! =D
    Que o Senhor continue te honrando e usando
    Fica no Doce Paz! =)
    Ani (Ani_vahl)

    ResponderExcluir
  3. améééém!!! é isso ai...

    ResponderExcluir
  4. Por incrível que pareça, ainda hoje existem aqueles que julgam o irmão que está passando por dificuldades, sejam elas de ordem espiritual ou material.

    Lembra na época de Jesus, quando um cego veio até Ele e os discípulos perguntaram: Quem pecou para que esse homem nascesse cego? Ele ou seus pais? E Jesus respondeu: Nem ele e nem seus pais pecaram, mas ele nasceu cego para que se manifestasse a glória de Deus.

    É preciso sempre crer nessa palavra, que estamos passando por determinada tribulação pra que a glória de Deus seja manifestada na nossa vida.

    Linda reflexão, Patrícia. Deus continue te usando. Bjus.

    http://palavrasdevalquiria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Legal vc ter feito esta reflexão sobre um homem tão extraordinário como Jó.Deus permitiu que Jó, um homem justo e íntegro, passasse por aflições terríveis. A Bíblia diz que Jó era temente a Deus, cumpridor da lei, e mesmo assim, passou por uma dura experiência.
    Deus tem uma forma especial de trabalhar em cada vida e de forjar caráter.
    É tocante quando Jó fala:
    “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42.5)

    Fica na paz menina abençoada! Cada dia teu blog fica mais show! (Eddy)

    ResponderExcluir
  6. Exatamente por Jó ser um homem fiel e íntegro, Deus permitiu este sofrimento, Deus sabia que ele suportaria com humildade. Porque Deus conhece muito bem cada um dos seus filhos.
    Abraços e parabéns pelo blog
    Paz de Cristo

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe