Viajar é preciso: Itá

quinta-feira, janeiro 03, 2019

Itá é uma cidade localizada no oeste de Santa Catarina, localizada a 68 km do município de Chapecó e 510 km de Florianópolis. 
Essa cidade possui uma história peculiar, pois situada às margens do rio Uruguai, com a demanda e necessidade da construção de uma hidroelétrica, a cidade seria destruída pelas águas. 
Então, a cidade foi mudada de lugar, com toda a sua luta e história, dos moradores deixando para trás suas casas, suas vidas e de mudando para um lugar mais alto.

A cidade nova é super charmosa, por ser toda planejada, e por preservar a cultura da cidade antiga.
Já visitei algumas vezes esse local; ontem estive lá novamente com a minha família e por ser um lugar que eu considero muito lindo, gostaria de deixar aqui no blog a dica dessa viagem. 

 A história da cidade antiga foi preservada de várias formas, como a réplica exata de casas que haviam na cidade antiga, transformadas em museus na cidade nova. 

A Casa Alberton retrata uma antiga loja, preservando seus móveis e objetos antigos. Nesse local, também, você pode assistir ao documentário que conta a história da cidade e da construção da barragem. Entrada gratuita.



Fotos minhas

O Memorial Casa Camarolli, também é uma réplica de uma antiga casa, toda reproduzida com objetos e decoração dos anos 40. Localiza-se em frente a casa Alberton. Entrada gratuita.

Imagem relacionada

Fonte: http://www.ita.sc.gov.br/

Como forma de preservar a história e cultura da antiga cidade, as torres da antiga igreja foram preservadas para fora da água, o que particularmente, eu acho lindo e é a minha parte favorita da cidade, ver aquelas torres no meio do lago. Atração gratuita. Muito fácil de chegar ao local, pois há sinalização em todos os lugares.



Fotos minhas

Há diversos mirantes espalhados pela cidade nova, de onde é possível ver o lago formado pela construção da barragem.



Fotos minhas

O parque aquático, que é uma das principais atrações, possui águas termais, piscinas cobertas, toboáguas, etc. Administrada pelo hotel resort Thermas Itá, o qual também possui suas piscinas privativas. (Nunca fiquei nesse hotel, mas quero ficar ao menos uma vez na vida haha).
A entrada no parque aquático é de 35 reais por pessoas, crianças pagam 25. Mais informações: http://aquaparqueitathermas.com.br/

Resultado de imagem para aqua park itá

Fonte: http://ita.sc.gov.br/atrativos/24-parque-aqutico-thermas-it

Itá ainda conta com uma tirolesa por cima do rio, no valor de 50 reais por pessoas. Também há outras atrações dentro do Eco Parque, que fica em frente ao parque aquático. Atrações como arvorismo, trilhas, paintball. Mais informações no site do parque: http://www.itaecoturismo.com.br/tarifario/

Para hospedagem, a cidade possui várias pousadas e hotéis.

Para mais informações: http://ita.sc.gov.br/

Pra quem mora na região, o passeio de um dia é suficiente, mas para quem mora longe, eu super recomendo a visita nesse lugar ao menos uma vez na vida. 

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe