Toda história tem um final...

segunda-feira, janeiro 20, 2014

"Toda história tem um final. Esse momento, quando suspiramos e fechamos o livro, recostamo-nos na cadeira e alisamos a capa, é de emoções quixotescas. Por um lado, sentimo-nos satisfeitos, caso o autor tenha concluído bem a trama, transmitido algum ensinamento, ou conferido ao herói a opção moral desejada. Por outro, é triste o fim da aventura. 

Ao ver que restam poucas páginas, passamos a ler mais devagar, saboreando cada palavra, adiando o inevitável. Os personagens que viemos a conhecer e amar já não fazem parte de nossa vida. E sentimos saudade. A ponto de reabrirmos o livro e correr os olhos pelo texto, à procura das passagens favoritas, querendo reviver aquelas emoções tão fortes. Mas, da segunda vez, a paixão nunca é tão violenta. 

Vale o mesmo para a vida. Atravessamos os dias que nos foram concedidos ansiosos por conflitos e paixões, por levar a cabo, vencer e ver como termina. Quando finalmente o fim surge à vista, surpreendemo-nos. E protelamos, saboreando febrilmente cada instante que resta. O sol brilha mais forte, o sorriso parece mais doce, e ansiamos por palavras de amor com uma intensidade que seria comovente, não fosse tão desoladora."

Mary Alice Monroe
O Clube do Livro
Página 315

Leia também:

2 Comentários

  1. Nossa, descreveu exatamente o que senti há pouco. Gosto da sensação de terminar um livro e saber que tem outro me esperando, porque geralmente compro livros de dois em dois ou de três em três... Muito bom, Pati, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Pois é....
    É sempre assim...
    A história se vai e deixa quase um vazio em nós....
    =/

    Como será que vai ser no Céu?! Essas sensações ao lermos livros de mil gerações..... #coisasquepenso

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe