Cristo, o Arquiteto e Construtor da Casa de Deus

quinta-feira, setembro 25, 2014

"Quando comecei a minha vida profissional ingressei no ramo da construção civil. Sempre gostei muito desta atividade e, mesmo tendo um chamado ministerial, pensava e insistia na ideia de seguir carreira na construção de edifícios. Hoje, entendo que Deus me guiou para primeiro trabalhar no ramo da construção para me ensinar algumas coisas.

Na construção civil aprendi a lidar com pessoas. Pois, no mundo que é uma obra de grande porte, estabelecemos contatos com diversos tipos culturais, sociais e várias classes econômicas, desde os endinheirados proprietários de empreendimentos, até os mais sofridos pais de família, trabalhando para enviar todo o seu dinheiro para a família em outro estado do Brasil. Também aprendi a lidar com projetos e descobrir a importância de saber ler e confiar naqueles que estabeleceram o mapa da construção, os projetistas, arquitetos e engenheiros.

Hoje, na vida cristã, como pastor de igreja, continuo utilizando estes aprendizados. Primeiro, tenho de me relacionar e entender pessoas de diversos matizes e também preciso entender bem o mapa da construção da Casa de Deus, que somos nós, os filhos que o Senhor chamou das trevas para a luz. O arquiteto e construtor é Deus, por meio da pessoa do Senhor Jesus Cristo: autor da nossa salvação (Hb 1.2; 2.10).  

Uma das coisas importantes em uma construção é confiar na experiência e capacidade de quem elaborou o projeto de construção e esse é um passo decisivo também na vida cristã. Jesus Cristo é apresentado na carta aos Hebreus também como o “Construtor da casa de Deus”. E foi comparado com Moisés, porém considerado maior que ele: “Jesus, todavia, tem sido considerado digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a estabeleceu. Pois toda casa é estabelecida por alguém, mas aquele que estabeleceu todas as coisas é Deus (Hb 3.3-4).

Nesta carta que trata, dentre tantas coisas, da construção do verdadeiro “povo de Deus” e do “reino vindouro do Senhor”, somos concitados a confiar no Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. Somos chamados a ter um compromisso com a construção que ele está fazendo na História. Essa construção é a “Casa de Deus”. Ele a estabeleceu, isto é, lançou os seus alicerces e agora está construindo sobre este firmamento.

Atendemos ao chamado de Jesus mantendo-nos firmes em viver segundo o projeto de Cristo, isto é, vivemos segundo a Palavra de Cristo. Somos a Casa de Deus, criados para viver em obediência a Deus, para a sua glória. Perder este foco é um erro de leitura do projeto."

Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Leia também:

2 Comentários

  1. Gostei do texto, estamos nos edificando em Cristo,
    Você sabe que eu sempre pensei que eu teria que sair da faculdade de Arquitetura para seguir meu ministério/chamado de Pastor, mas muitas vezes as coisas das quais passamos na vida nos ensina para sermos quem vamos ser no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Um texto muito Lindo. Amei muito estas palavras... Ainda + sendo eu um estudante de Arquitetura.

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe