Quando você se olha no espelho, o que você vê?

quinta-feira, outubro 22, 2015

Algumas semanas atrás eu estava conversando com uma amiga, desabafando algumas coisas sobre a minha vida.
Ela virou pra mim e perguntou:
- Pati, quando você se olha no espelho, o que você vê?
Na hora eu respondi: vejo uma pessoa que engordou desde que veio morar sozinha em Curitiba e que precisa urgentemente voltar para a academia.
Achei a minha resposta ridícula, claro. 
Voltei pra casa e fiquei pensando na pergunta dela e na minha resposta.
E desde então, toda vez que me olho no espelho eu pergunto para a garota do espelho: o que você vê?

Além do seu peso um pouco acima ou abaixo do que você deveria estar. Além dos cravos e espinhas no rosto. Além do tamanho pequeno ou grande demais do seu peito. Além da cor do seu cabelo, além da sobrancelha falhada, o que você vê?

A nossa visão é muito limitada. E dia após dia somos bombardeadas (os) pela mídia. Pelo mundo em que vivemos. E por mais que muita gente tenta lutar contra essa loucura da indústria da beleza, a gente sabe que não é fácil. Parece que você nunca tem o peso certo; ou é gordo demais ou magro demais. O seu cabelo não é bom. O seu tom de pele não é bom.
Você se olha no espelho e parece não encaixar nesse mundo.

E você sente a pressão de que precisa ser linda (o) para ser aceito, para ser amado.
Você sente a pressão de que precisa ser maravilhosa, magra, sexy, ter as melhores roupas, o cabelo perfeito, a pele perfeita, para ser amada.
Mas sabe o que eu descobri? Que o amor começa de dentro.
Que a ânsia em querer ser amado, deve começar por nós mesmos.

A primeira coisa que você precisa colocar na sua cabeça é que você já é extramente amada, mesmo antes de nascer. Deus te deu a vida, Deus te amou antes mesmo de você existir.
Deus colocou um amor imenso dentro do seu coração.
E Deus nos diz: Ame ao seu próximo como a si mesmo... mas como você vai amar ao próximo se você não se ama?

O amor começa de dentro para fora.

Eu gosto de usar maquiagem, de pintar as unhas, gosto de cuidar do meu cabelo. E nada disso é errado. O que é errado é fazer isso para agradar os outros. O errado é achar que você precisa dessas coisas para ser aceito. É errado achar que precisa da aprovação dos outros para ser feliz.

Faça essas coisas por você mesma. Se você gosta de batom vermelho, vai lá e usa batom vermelho, porque você gosta de batom vermelho e não porque você quer impressionar alguém.
Se você quer ir para a academia, vá sem medo. Mas faça isso por você, pela sua saúde, seu bem estar.. não para ficar gostosa aos olhos do mundo. Faça isso porque você se ama.

Desde o dia que a minha amiga me fez aquela pergunta, todos os dias eu olho no espelho e me pergunto: o que eu vejo? E algo mudou aqui dentro de mim.
Mesmo nos dias que eu estou cansada, com olheiras, ou quando sai uma espinha, ou meu cabelo tá num dia ruim, eu me olho no espelho e falo: linda, maravilhosa,  mando beijo pra minha imagem no espelho, falo que sou especial, que me amo.
Não porque eu quero me achar o máximo, mas é justamente por não me achar o máximo, por achar que eu não era bonita, que eu não era boa o bastante, que eu faço essas coisas agora.

Agora eu estou aprendendo a amar a garota que eu vejo no espelho.

Quando você olha no espelho, o que você vê?

Patrícia Geiger



----
Vale a pena: um dos clipes que me deixa arrepiada e eu choro ouvindo a letra da música:


Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe