Onde estão os seus olhos?

quinta-feira, setembro 28, 2017

Para falar sobre o tema desse post, vamos relembrar uma passagem da Bíblia, em Mateus 14:

Os discípulos estavam navegando quando começou a ventar muito forte, ondas começaram a se formar e a bater contra eles. Então, Jesus foi até eles, andando em cima da água. Eles se apavoraram achando que era um fantasma. 

“Nesse instante Jesus disse: -Coragem! Sou eu! Não tenham medo!

Então Pedro disse: -Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.

-Venha! -respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus.

Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: -Socorro, Senhor! Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:

-Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?

Por que Pedro começou a afundar? Por que ele tirou os olhos de Jesus! Ele olhou para a água, pras ondas, pro vento… ele teve medo, porque parou de olhar pra Jesus!

E eu também comecei a afundar, quando tirei os meus olhos de Jesus. Comecei a olhar para os problemas a minha volta, as coisas que me deixam angustiada, as dores… e fui afundando, afundando e afundando. Até que Jesus usou irmãos para me dar um “chacoalhão”:

– Onde está o meu foco?

Pedro afundou quando tirou os olhos de Jesus, assim como eu e você afundamos quando tiramos o foco de Jesus! Mas afinal, o que é foco?

Do Aurélio Online:

“Ponto interior de algumas curvas de onde saem os raios vetores ou linhas que determinam as figuras por eles formadas. / Fig. Ponto para onde convergem os raios da luz, depois de refratados em uma lente ou refletidos em um espelho. / O ponto onde se vê a imagem de um objeto colocado diante de um espelho. / Fogacho que se acende de noite para servir de guia aos marinheiros. / Fig. Ponto de reunião, sede principal, centro de convergência: aqui foi o foco da rebelião. / Lugar de onde emana algo: foco de infecção…”


Simplificando, para quem gosta de fotografia: foco é um efeito ótico que torna a imagem visualizada nítida.

Sabe quando você tira fotos e elas ficam embaçadas? É porque o foco não foi ajustado.

Na nossa vida também é assim! Quando você ajusta o seu foco para um alvo, as demais coisas ao redor perdem a importância, perdem a graça. O que não for o seu alvo, fica embaçado.

E diante disso me pergunto:

Onde eu tenho mantido o meu foco? Qual é meu alvo?

Se eu mantenho meu foco em coisas terrenas, como meus problemas, aflições, etc e etc, as outras coisas perdem o valor, a importância, não é mesmo?? Inclusive Jesus!

Se eu olho para as tribulações e mantenho meus olhos nisso, Jesus vai perdendo o valor para mim, vai ficando apagado, porque eu estou deixando Ele de lado. Estou com meus olhos fixos nas coisas erradas!

Penso que nenhuma passagem resume melhor do que essa?

“Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.” Hebreus 12:1-2

E esse:

“Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos fixos na recompensa futura.” Hebreus 11:6

Que possamos manter os olhos fixos em Jesus.

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe