Depressão pós-livro

segunda-feira, novembro 07, 2011


Dia desses descobri o nome do mal que me aflige, sim, sou portadora da "Depressão pós-livro" ou DPL para os íntimos. É incurável, mas consigo conviver bem com ela procurando aliviar seus sintomas, e isso só acontece quando encontro outro livro suficientemente bom para cativar minha atenção por completo. Nos envolvemos com os personagens, imaginamos seus rostos, sentimos suas alegrias e dores, e de repente, num virar de páginas, eles se vão, e custa acreditar que acabou ali, naquela página tão vulgar, idêntica a tantas outras que viramos sem grandes preocupações, um relacionamento ambivalente, simultaneamente positivo e negativo. É extenuante ler! Mas como resistir abrir novas páginas, conhecer países distantes, lugares que só existem na imaginação, novos mundos, conhecer pessoas do passado ou mesmo do futuro, rir e chorar com os personagens, morder os lábios de apreensão, respirar aliviado quando as coisas se acalmam, me digam, como resistir?! Ler traz uma série de experiências, uma relação única entre letras e leitor que conjugados formam uma parceria que deixa um vazio quando termina, e é sempre assim, de capa a capa. E nesse estado em que me encontro, em DPL, começo a olhar para os lados à procura de novas histórias. Sugestões?

..."não há limite para fazer livros". 
Eclesiastes 12:12


Renata Marques
Blog: Imensa Vida

Vi no Cristão Confuso


Leia também:

9 Comentários

  1. Sofro desse mal tb... Por ler vários livros tenho isso de monte! O Senhor dos Anéis, As crônicas de Nárnia (chorei lendo e vendo o ultimo filme), As crônicas de Arthur (me senti por 2 semanas na Inglaterra Medieval) foram alguns dos exemplos, que tem muitos outros (O guia do mochileiro das galaxias, A Batalha do Apocalipse, até mesmo o Pequeno Principe me deixou com alguma coisa na mente...)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma sugestão de livro pra vc: Conversas Iradas com Deus - Susan E. Isaacs

    www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/901053-conversas-iradas-com-deus-bate-e-assopra-nas-relacoes-de-fe.shtml

    ResponderExcluir
  3. haha... Tbm sofro disso!!
    Estava procurando o nome pra descrever esse sentimentoo... Então é DPL...!!
    =D

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo desde ontem "O dia do curinga" do Jostein Gaarder, que ele escreveu antes do famoso "Mundo de Sofia". Garantia de DPL.

    ResponderExcluir
  5. Olá... passando pra conhecer seu blog.
    Encontrei seu contato no site Eu escolhi esperar! =)

    Adorei suas postagens, parabéns!
    Qnt aos livros, seguem algumas indicações:

    Nunca Desista dos Seus Sonhos (Augusto Cury)

    Uma Carta de Amor (Nicholas Sparks)

    Jesus, o Maior Psicologo que já Existiu (Mark Baker)

    Estou seguindo, espero sua visita no nosso blog para conhecer e seguir tbm.

    Beijos, Rosana.

    http://romanceretro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu também passo por isso, me identifiquei com a postagem, só mesmo um novo livro, uma nova história pra preencher o vazio daquela que se foi rsrs...!

    ResponderExcluir
  7. Eu chamo de ressaca literária! HAIUAHUAIHAU
    Sugiro o último livro que me deixou de ressaca: Entre a mente e o coração, de Lycia Barros. É um romance cristão muito lindo, forte, intenso... enfim, muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha sentido isso até acho que um mês atrás quando li um livro muito bom chamado O Milagre. Nossa dava uma saudade, um vazio quando o livro terminou. Eu fui louco pra um livraria procurar alguma coisa que preenchesse. Não sabia q isso era meio uma doença, acho que estou infectado.

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe