7 livros para se colocar no lugar do outro

sábado, novembro 21, 2015

Desde o ano passado até hoje, tenho lido livros que contam histórias um pouco diferente das que estou acostumada à ler. Alguns livros eu realmente quis ler porque eu já sabia sobre o que tratava, mas outros livros, foram indicados para mim, sem que eu soubesse sobre o que era.

Todos esses desta lista, tratam sobre vidas que enfrentam alguma situação que muitas vezes não temos noção do que é estar na pele da pessoa.

São livros que falam sobre preconceito, rejeição, doenças, paralisia, autismo, bipolaridade, câncer. Sobre dor e tristeza. Sobre lágrimas, Sobre como tentar sobreviver num mundo que você se sente diferente das outras pessoas.

São livros que eu confesso que chorei ao ler. São livros que abriram meus horizontes e meu entendimento sobre outro ser humano; sobre pessoas diferentes de mim, mas ao mesmo tempo iguais a mim.

Deixo a dica para quem quiser:

1. Extraordinário
2. Fora de mim
3. Por lugares incríveis
4. Como eu era antes de você
5. Contato visual
6. A culpa é das estrelas
7. Passos firmes

1. Um dos livros mais bonitos que já li, que conta a história de August, um menino que nasceu com uma síndrome que deformou o seu rosto. August tenta ter uma vida normal, mas enfrenta o preconceito ao ir para a escola. Gosto desse livro porque a autora apresenta a história a partir do ponto de vista de diferentes personagens, mostrando como cada um vê o August.

2. Um livro onde Melody conta a sua história, mesmo que ela nunca pôde falar ou mesmo escrever, pois nasceu com paralisia cerebral e não tem controle sobre o seu próprio corpo. Me emocionei lendo as tentativas dela de se comunicar com o mundo e que as pessoas pudem entendê-la.

3. Narra a história de dois adolescentes que tentaram tirar a própria vida, mas que começam a fazer a diferença um na vida do outro. Violet quer se suicidar porquê a irmã morreu há um ano atrás e Finch tem vários sentimentos que não consegue entender. (Ele sofria de bipolaridade, mas seus pais não sabiam e nem ele mesmo sabia). Spoiler alert: muitas lágrimas.

4. Will está no auge dos seus 30 e poucos anos, com uma profissão que lhe dá dinheiro, mesmo sendo de uma família rica. Viaja pelo mundo e faz tudo o que tem vontade, até que um acidente o coloca numa tetraplégico numa cadeira de rodas. Louisa é contratada para ajudar a cuidar de Will e sem querer, um influencia a vida do outro. Spoiler alert: muitas lágrimas.

5. Esse livro conta a história de Adam, um menino autista que testemunha um assassinato. A história se passa em torno das tentativas de "arrancar" de Adam alguma pista e de como a sua mãe, Cara, lida com tudo isso.

6. Inclui esse livro aqui porque é um dos meus preferidos e dispensa comentários! Mas me ajudou muito a ver de outra forma as pessoas que enfrentam o câncer.

7. Último, mas não menos importante, eu recomendo o livro que o meu amigo Rafael escreveu. Eu tive a honra de poder revisar o livro e escrever o prefácio e confesso que chorei em alguns trechos. O Rafa conta a história dele, um menino que sofreu de paralisia cerebral e como ele aprendeu a caminhar com Jesus. "Seguir os passos de Jesus é o nosso desafio diário. Devemos nos superar e fazer diferença no mundo. Um relato real e emocionante. Um desafio à superação e ao encorajamento."
Para conhecer o livro: Passos Firmes
Para conhecer o blog do Rafa: Sai que agora eu quero andar

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe