Você se ama?

domingo, dezembro 20, 2015

Eu já ouvi e assisti muitas pregações que nos falam sobre o grande mandamento:

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30-31

Para falar a verdade, já ouvi muitas pregações e já li muitos textos e livros que falam sobre amar a Deus e amar o próximo.

E sinceramente, nunca ouvi nada a respeito da parte que diz “como a ti mesmo.”

O que eu normalmente escuto é: você deve negar a si mesmo, deve amar mais o próximo do que a você, não pode amar mais a si mesmo, não pode pensar só em você. Ouvimos muito sobre o amor ao próximo dentro de nossas igrejas.

Mas e o amor a si mesmo?

É ai que tudo começa: ame ao teu próximo como a ti mesmo. Em outras palavras: se ame e ame ao próximo. Só a pessoa que se ama, consegue amar os outros. Mas infelizmente tenho visto muitos cristãos que não se amam. Já recebi e-mails e já ouvi amigos meus dizendo isso: eu me odeio, eu não 
presto, Deus não me ama. 

Como os versículos trazem, é uma ordem:

1. Ame a Deus, acima de qualquer coisa.

2. Ame você.

3. Ame ao próximo.

Não há amor-próprio sem amar a Deus primeiro. Assim como não há amor ao próximo, sem se amar primeiro.

Conversava com uma amiga sobre isso uns dias atrás. Muitos solteiros querem encontrar alguém que os ame, o ser humano nasceu com o desejo de ser amado. Mas como esperar que alguém te ame, se nem você se ama?

Não estou falando de momentos. Todos temos momentos ruins, momentos que nos achamos feios demais, gordos demais, altos demais, baixos demais, tenho tal defeito,  meu cabelo me odeia... momentos assim são normais. O que não pode ser normal é uma vida inteira assim. Uma vida inteira se odiando e achando que Deus também o odeia.

Eu costumava acreditar e pregar o seguinte: se ame como Deus te fez. Não deixa de ser verdade, mas passei a perceber uma coisa: as pessoas mudam, nossa mente muda, coisas acontecem em nossas vidas que nos fazem mudar fisicamente, emocionalmente. Não quero falar sobre vaidade, não é isso. Mas se você não se ama do jeito que você é, mude. Em vez de ficar reclamando do tamanho do seu 
nariz, do cabelo que não se ajeita, ou dos quilos a mais, mude... mas mude a sua mente!

Não adianta você querer mudar seu corpo, fazer cirurgia plástica, colocar silicone, alisar os cabelos se você não mudar a mente. Pode transformar todo o seu exterior. De nada adianta se você não transformar o seu interior.

Enquanto você continuar achando que precisa do amor de outra pessoa, enquanto continuar achando que as pessoas precisam te amar, nada vai mudar. 

Enquanto não aceitar o amor de Deus, nada vai mudar.

A visão deve ser o oposto: eu preciso amar as pessoas. O amor começa no meu coração. Em primeiro lugar porque eu sei que sou amada por Deus. Não sou apenas uma criatura, sou filha dEle, Ele se fez carne e morreu por mim. Isso é amor. Eu sou amada por Deus, assim esse amor deve fluir através de mim, passando por mim, ou seja, vou amar as pessoas porque eu me amo, e me amo porque sei que sou amada por Deus.

Na teoria parece complicado, mas não é. Como falei, é mudança da mente. É relacionamento com Deus.

“Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus.  Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor.  Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.  E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.  Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros.  Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração. 
1 João 4:7-12

Sugiro a leitura de toda a carta de 1 João.

Leia também:

1 Comentários

  1. Eu penso no lado emocional como homem que Jesus também foi nesta terra.
    Penso no quanto ele poderia não se gostar.
    Uma vida de escolhas difíceis, de rendições, de perdas.
    De conflitos com pessoas que lhe disseram coisas horríveis.
    Ele poderia crer que era algo realmente ruim ou uma aberração.
    Diferente de todos, não havia nele beleza que nos agrada-se.
    Mas ele se amava, e tinha convicção do quanto o Pai o amava.
    E eu acho que o amor que devemos sentir por nós mesmo começa por aí.
    No quanto somos amados, porque quanto não sentimos algum afeto alheio, logo achamos que somos feios ou que tem alo=go errado, e nos desprezamos.
    Por isso o primeiro mandamento é tão importante.
    Ame, ame a Deus de todo coração, pra que sintas o amor, tenha o amor, veja o amor incorruptível, e assim se amarás e amarás ao próximo. A conexão de Jesus com o pai era enorme. Lembra quando Jesus perdeu essa conexão com o pai, na cruz? Logo ele clamou, porque me abandonaste? Ele se sentiu desprezado. Logo ele rendeu o seu espírito. O segredo de se amar, de não se entregar, é se conectar com Pai, ama-lo de coração, ligados, com toda força.
    Beijos
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe