A teoria do self service

segunda-feira, maio 15, 2017


Já ouviu falar na Teoria do Self Service? É, eu sei que não. Invenção da minha cabecinha.

Vou te explicar como isso brotou: Na fila de um Self Service, eu estava me lembrando de uma pessoa em especial; alguém que nunca vi estressado ou reclamando. E assim... na minha cabeça, ela tinha todos os motivos para ser revoltada. Na minha cabeça ingrata, "a vida não fora legal". Tsc.

Mas é aí que Deus mantém seu hábito de ser legal comigo no meio daquela comida infinita e me explica as coisas. Dá-lhe parábola!

Acontece, querido, que a vida ao nosso redor é meio como um self service. Bandejas com planos, projetos, ideias, relacionamentos. Alguns (como eu) ficam tão doidos com a variedade que enchem o prato por puro olho grande. O cara quer fazer tudo, conhecer e aprender tudo ao mesmo tempo. E desce uma fatia de torta para a sobremesa.

Sabe qual é o resultado disso, não sabe? O mano passa mal. A mina fica cheia ou deixa restos feios e mexidos no prato. Ainda paga por isso (porque nesse restaurante chamado vida é assim: Toda escolha tem peso e preço. Você assume). Ou pior, vomita suas murmurações ácidas perto de Deus e do mundo.

Um coração que "tem tudo" e reclama pode ser, no final das contas, sinal de que esse "tudo" é exagero. Não adianta fazer as coisas boas e agradáveis, se não encaixam contigo. Ou alegar que faz para Deus, se Ele não te mandou fazer. Sossega o "estômago"!

Então, de pratinho na mão, saquei o segredo daquela pessoa especial: Escolheu o que pôde, sem se importar com o cardápio variado. Entendeu que, às vezes, não há muitas opções - outras vezes, há períodos de comer nada ou comer mal. Mas aprendeu a lidar.

Há muitas opções, mas que haja sabedoria e moderação. Poder escolher entre muita coisa pode ser cilada. Não vá se enjoar ou pagar por restos desnecessário, viu? Discernimento e oração.

E, na dúvida quanto ao que escolher... Sempre é possível confiar na Sugestão do Chefe.

Resultado de imagem para self service

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe