O que é a fé?

sexta-feira, novembro 17, 2017

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

Ah, mas então, a fé é acreditar em Deus? Não, a fé é muito mais do que isso!! 
Não é apenas acreditar que Deus existe!

“Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.” Tiago 2:19

Por isso, eu cuido antes de falar: Eu acredito em Deus. Que bom, porque quase todas as pessoas acreditam em Deus, em um deus, ou que dentro de cada um existe um deus. E por ai vai. Por isso que temos que pensar melhor sobre o que temos falado.

Pesquisando sobre versículos que tenham a palavra “fé” me surpreendi ao ver que existem aproximadamente  600 citações pela Bíblia toda! Presente em quase todos os livros, inclusive várias e várias vezes no Velho Testamento.

A melhor definição que eu já ouvi, para o que é fé: “Não vê ou sente, mas espera com certeza”

“É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. ” Hebreus 11:3

Gosto dessa palavra: entendemos. Pela fé, entendemos e ponto final. Mais nada é preciso, provas não são necessárias para os que tem fé.

Mas, ninguém pode agradar a Deus sem fé

“Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” Hebreus 11:6

Não basta ser uma pessoa boa. Não basta ir na igreja, cantar, orar, jejuar. Não basta dar o dízimo. Se você não tiver fé, tudo isso não passará de religiosidade.

Mas o contrário, também é válido. Não basta ter fé e não fazer nada.

“Minhas irmãs e meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo?”  Tiago 2: 14

“Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar. Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa. Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” E Abraão foi chamado de “amigo de Deus”. Assim, vocês vêem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé.” Tiago 2: 21-24

“Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta.” Tiago 2:26

Como podemos ter fé?

“Os apóstolos pediram ao Senhor: -Aumente a nossa fé. E ele respondeu: -Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: “Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!” E ela obedeceria. ” Lucas 17:5 e 6

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. ” Romanos 10:17

A nossa fé é trabalhada dia a dia, diante das dificuldades, dis problemas, das angústias. Exercemos nossa fé com as incertezas da vida, com as dúvidas que surgem. E para ficar firme na fé? Ouvir a Palavra de Deus, aprendendo mais e mais sobre Ele!

Viver pela fé

“…mas o justo pela sua fé viverá.” Habacuque 2:4

Viver pela fé, na verdade, é morrer a cada dia. Matar seus desejos, matar sua carne. É abrir mão do “eu”. É esvaziar-se. É abrir os olhos a cada manhã e saber que você está vivo não por suas próprias forças, mas porque Deus quer.

Fé em que, afinal?

“Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.”  Gálatas 3:26

“Conserve a sua fé e mantenha a sua consciência limpa. Algumas pessoas não têm escutado a sua própria consciência, e isso tem causado a destruição da sua fé.” I Timóteo 1:19

Para terminar, uma das minhas músicas preferidas:
What faith can do - Kutless




Resultado de imagem para faith tumblr

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe