Você sabe quanto um professor de Inglês ganha por hora?

sexta-feira, maio 13, 2022



Quanto você paga a mensalidade da escola dos seus filhos? Quanto você paga a mensalidade na sua escola de idiomas?

Eu comecei a trabalhar aos 17 anos, quando ainda estava no último ano do Ensino Médio.

Comecei como professora de inglês para crianças, trabalhava uma tarde por semana e ganhava 70 reais por mês (uns 4,50 por hora).

Após isso, fui trabalhar numa escola de idiomas, como estagiária. Trabalhava como ajudante dos professores e tudo mais; 20 horas semanais e recebia 200 reais por mês (2,50 reais por hora).

Até aí, eu achava normal, sendo que eu não estava na faculdade de Letras ainda.

Com 18 anos, iniciei a faculdade de Letras - Inglês e continuei trabalhando em escolas de idiomas. E assim, foi, eu achando normal, sendo que eu não era formada em Letras.

Após formada, comecei a receber um pouco mais e continuava super feliz em minha profissão.

Até perceber que mesmo depois de um excelente currículo, graduação e pós-graduação na área, continuava ganhando o mesmo salário.

Essas fotos são os registros da minha carteira de trabalho. Todos os registros são de escolas de idiomas ou colégios particulares.

O mais triste é ter trabalhado em lugares onde exigem esse ótimo currículo, mas não querem pagar por isso.

Esses registros, são o valor que eu ganhava por hora em sala. Como falei, não ganhava a mais por ter pós-graduação e muito menos, não recebia hora atividade.

Vocês têm noção do tempo que é exigido de um professor para preparar aulas ou corrigir tarefas dos alunos? Várias horas extras, que não são acrescentadas nesse salário.

Com o aumento do piso nacional dos professores de educação pública, hoje, um professor recebe mais, trabalhando menos, se comparado com as escolas de idiomas ou colégios particulares.

Sem mencionar que as mensalidades não são baratas.

Uma vez ouvi que "pelo menos aqui temos um bom ambiente de trabalho."

Infelizmente, um bom ambiente de trabalho não paga as contas de ninguém.

É por isso que muitos professores precisam trabalhar muitas horas por semana ou trabalhar em mais de um lugar. Para sobreviver.

Valorizar a educação é valorizar o professor. Valorizar a educação é pagar bem o professor.

 



Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe