Rapunzel e a torre

sábado, setembro 09, 2017

Quem me conhece, sabe que eu sou apaixonada pelos contos de fadas, por contos e histórias. 
E gosto de fazer uma comparação dessas histórias com o Cristianismo.
Algo que pode parecer muito estranho, mas já escrevi sobre a Bela Adormecida e a espera pelo amor; Pinóquio e a Verdade que liberta; Branca de Neve a atração pelo pecado e sobre Patinho Feio e verdadeira Beleza.

Hoje quero fazer uma ligação entre Rapunzel e a religião.

Como você sabe, na história, Rapunzel é trancada numa torre, de onde não pode sair e só pode fazer o que a bruxa manda; o que a bruxa quer. E Rapunzel vive seus dias ali, seus meses e anos.

É isso que a religião faz com as pessoas, as coloca numa torre, cheia de regras, cheia de "não podes", cheia de "isso é pecado", sem dar base bíblica ao pecado, simplesmente porque quer.

Deus nunca criou uma religião. A religião é a tentativa do homem de chegar até Deus; são rituais criados pelo home, normas, regras, que não vem de Deus. Por religião, eu digo, um conjunto de regras criadas pelas pessoas, que nada tem a ver com o plano de Deus. Deus criou um relacionamento com Seus filhos, através do sacrifício de Jesus na cruz. Isso não é religião, isso é amor.

Na verdade, a única menção na Bíblia, em relação à religião que agrada à Deus é essa:

"A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." Tiago 1:27

Voltando À história da Rapunzel, em sua história, ela só é liberta da torre quando o príncipe aparece, até então, ela não sabia o que era liberdade. Assim como em nossas vidas, só somos libertos da religião, do pecado e de nós mesmos, quando o Príncipe da Paz aparece. 

"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:32

Somente um encontro com a Verdade é capaz de nos libertar. A Verdade tem um nome: Jesus Cristo. E só Ele pode nos tirar de qualquer torre que nos aprisione. Mesmo que a torre seja bonita e tenha tudo o que buscamos, ainda assim, é uma falsa realidade, é uma mentira; ainda assim, é um aprisionamento. 

"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão." Gálatas 5:1

Resultado de imagem para rapunzel e a torre


Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe