Espelho meu

domingo, fevereiro 05, 2012


--> Leitura Bíblica:
    Lucas 18: 9-14

Quem é a pessoa que você vê no espelho todos os dias? Não precisamos necessariamente do reflexo da nossa imagem no espelho para nos percebermos, mas precisamos refletir acerca do que vemos em nós, especialmente quando nos comparamos aos outros. Jesus nos conta essa parábola sobre um fariseu  (elite religiosa da época) e um publicano (cobrador de impostos) que vão orar . O fariseu fez  uma oração bem esquisita. Na verdade, ele não estava falando com Deus, mas consigo mesmo, com seu ego, que era do tamanho do universo. Falava de como era melhor que todo mundo e agradecia a ‘Deus’ por não ser como o fariseu que estava perto. Claro que eu nem você jamais fariamos uma oração assim... pelo menos, não com palavras... 


Aquele fariseu, que costumamos abominar, revela um pouco do que temos guardado dentro de nós: o orgulho. Claro que se eu perguntar se você se acha o máximo, você dirá que não, mas preste atenção na maneira como você percebe as pessoas e como se percebe diante delas...

Somos orgulhosos. Isso é fato! O pior do orgulho é que ele não é evidente – não na maioria das vezes. Agora, pior que o orgulho inerente a todo ser humano é o orgulho espiritual, que geralmente aparece em forma de julgamento, condenação e desprezo do que não lhe parece “tão espiritual” quanto você. O orgulho espiritual é uma espécie de roubo, pois você toma para si algo que é de Deus! Seja lá o que você for espiritualmente falando, isso é fruto da graça e misericórdia de Deus e não de si mesmo. Não é nem resultado de busca, em primeiro lugar; é resultado da graça que salva. 

Por isso, troque o orgulho, não pela humildade, mas pela sinceridade, pela autenticidade e absoluta verdade do seu coração diante de Deus. A humildade só surge quando começamos nos envergonhar do nosso orgulho! 

Se o  espelho mostrar orgulho, mude de atitude. 

"Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração". (Salmos 1339:23 a)

Pão Diário 17/08/10
por Wanderley de Mattos Júnior    

Com amor
Pati Geiger

Leia também:

4 Comentários

  1. Muiiiiiiiito bom..;D eu adoro ler um post

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    Amo as mensagens do Pão diário. É um devocional excelente. Li o meu há poucos minutos.

    A Bíblia diz para que cada um examine a si mesmo e quando eu deixo de fazer isso prejudico o meu próximo, porque reparo demais nos erros dele e também prejudico a mim mesma, porque enquanto olho para os outros esqueço de melhorar o meu caminho.

    ResponderExcluir
  3. Somos tão bons em criticar os outros e tão ineficazes em reconhecer nossas falhas e de que nada somos sem a graça do Senhor Deus sobre nós. Seu texto é muito edificante, Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, excelente observação. Gostei principalmente da última abordagem, em negrito.

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe