Ceci n’est pas une pipe

segunda-feira, maio 27, 2013

“Ceci n’est pas une pipe” é uma frase de um famoso quadro do artista René Magritte, a qual traduzida para o português seria algo como “Isso não é um cachimbo”. Porém logo acima da frase existe um desenho bem realista de um cachimbo.




A frase parece contraditória mas ela é verdadeira. O que vemos não é um cachimbo de verdade, é apenas uma ilustração de um cachimbo! ¹

O título provocador do quadro com o cachimbo, e a legenda com a afirmação de que isto não é um cachimbo, colocou a base mesma da discussão da representação na arte.
Uma imagem não é uma realidade, é uma representação da realidade com tudo o que isso encerra de idealização (ainda que realista) deformação, reinvenção, ampliação metafórica ou simbólica de sentido.
Ainda que aparentemente fiel ao objeto real, neste caso o cachimbo, nada há de verdadeiramente comum entre eles: o cachimbo da imagem não pode ser fumado, é dada a ver uma imagem, não a sua realidade.
Real, só o objeto em si mesmo.
Assim, de forma simples, mas carregada de ironia subtil, Magritte, de novo ele, coloca a questão da definição do conceito, no coração da arte. E introduz igualmente o que os teóricos definem como desconstrução: ao desconstruir a ilusão do real, remetendo a imagem para o que ela é, imagem, representação,ampliam o sentido do que na cultura visual deve ser discutido:
o sentido complexo tem de ser desenvolvido através de vários filtros de interpretação que permitam uma mais sofisticada reflexão e análise; sem contudo perder a "marca" do artista, pois a criação é sempre um statement , uma afirmação pessoal, ainda que em contexto cultural ampliado, e com estilo próprio, pessoal.

É o estilo que define o artista. ²

Fonte 1
Fonte 2

Leia também:

1 Comentários

  1. Desconstrução da realidade. Que massa! A contradição leva à loucura de início, como a imagem que se está vendo não é exatamente o que se pensa que é? Mas com o esclarecimento percebemos nossa precocidade em julgar sem atentar ao que está a nossa frente.

    ResponderExcluir

Arquivos

Siga!

Subscribe