O que Deus quer para a minha vida?

domingo, novembro 06, 2016

Todos temos dias e semanas difíceis, não é mesmo?
E aquelas semanas onde você passa dia e noite perguntando: Deus o que Você quer? Qual é a Sua vontade pra minha vida?
Observo muitas pessoas buscando a vontade de Deus, querendo fazer aquilo que Ele quer, aquilo que é a vontade dEle.  Em muitas decisões, muitos problemas, e dias difíceis, buscamos a orientação de Deus!
Tentando achar respostas, Deus me mostrou em Sua própria palavra, o que Ele quer, qual é a vontade dEle.

“ E o que exijo de vocês é claro como a luz do sol.  Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça.”  Oséias 6:5b e 6

“ O que é que eu levarei quando for adorar ao Deus Eterno? O que oferecerei ao Altíssimo Deus? Será que deverei apresentar a Deus bezerros de um ano para serem completamente queimados? Será que o Deus Eterno ficará contente se eu oferecer milhares de carneiros ou milhares e milhares de rios de azeite? Será que deverei oferecer o meu filho mais velho como sacrifício para pagar os meus pecados e as minhas maldades?  O Deus Eterno já nos mostrou o que é bom, Ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.” Miquéias 6:6-8

A vontade de Deus é muito clara, tanto quanto a luz do sol, como Ele mesmo diz:

1. Amar a Deus

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.” Marcos 12:30

Ok, todo mundo sabe esse versículo de cor, certo?
Mas e na prática? Amar a Deus com toda a alma, mente e coração significa amar a Deus com tudo o que você é! Com tudo o que você tem! Jesus não nos fala pra amar a Deus somente com nossos corações ou somente com nossas forças!

Deus nos fez seres completos e para Ele, importa que o amemos da mesma forma, ou seja,  por inteiro. Ele pede que O amemos por completo, entrega total!

*alma e coração: Coração, na linguagem bíblica, significa o centro da vontade, dos sentimentos. Um coração que crê e ama a Deus não se prende em sua própria vontade, mas sujeita-se a vontade de Deus.

“A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Salmos 19:7

É na alma que temos as emoções, sentimentos, onde tomamos decisões, fazemos escolhas. Amar a Deus com a alma é colocar seus sentimentos, emoções, escolhas, decisões, pensamentos, ideias, planos, sonhos, debaixo da vontade dEle, é entregar tudo isso para Ele! Se você passa a amar a Deus com a sua alma, essas coisas não te pertencem mais, porque você coloca DEUS em primeiro lugar. Ele que vai tomar conta do seu pensamento, Ele que vai guiar seus projetos e seus sonhos!

“Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” Deuteronômio 4:29

*mente: algumas versões trazem como entendimento, ou até mesmo inteligência.

“Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência.” Provérbios 3:5

Aquele que ama a Deus, não se apóia em sua própria inteligência, seus próprios pensamentos, nem mesmo sua lógica.

O que ocupa a tua mente?
“Por último, meus irmãos e minhas irmãs, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” Filipenses 4:8

Ocupem a mente de vocês com pensamentos que agradem a Deus! Pensamentos ligados a Ele! Ame ao Senhor com toda a sua mente! Coloque-O em primeiro lugar no seu pensamento!

*forças: A nossa vida não é como um mar de rosas. Passamos por muitos problemas, muitas dificuldades que nos entristecem e nos fazem querer desistir de tudo. Mas Deus nos pediu que o amassássemos com todas as nossas forças, porque Ele sabia desses dias ruins, dos momentos de fraqueza, de angústia. Porque quando você não tem mais onde se agarrar, Ele quer que você se agarre nEle! Com toda a tua força! Deposite as suas forças em Deus.

“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” Filipenses 4:13

“O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.”  Salmos 28:7

“Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.”  Isaías 12:2

Resumindo: Deus quer que O amemos com TUDO! Tudo o que temos e somos! Não somente com a razão, mas também com a emoção! O ser humano só é capaz de amar quem ele conhece. Não amamos quem não conhecemos. E amor, vem com o tempo. Assim, para amar a Deus você precisa passar tempo com Ele, conhecê-lo. E como você vai fazer isso? Estudando a Bíblia. Não apenas lendo, mas estudando mesmo. Conhecendo mais e mais de Deus. Não apenas com a Bíblia você aprende sobre Deus, mas também com as circunstâncias que você passa e com as pessoas que te ensinam, mas tudo sempre vai apontar para a Palavra de Deus!

2. Amar uns aos outros

“…amarás o teu próximo como a ti mesmo…” Marcos 12:31

É incrível como podemos ter a definição de amor na própria Bíblia! Aqueles famosos versículos que todo mundo gosta de repetir, mas que poucos de fato o colocam em prática. Gosto da Bíblia na versão de hoje, porque ela não dá a definição de amor em si, mas na prática, com a definição de quem ama:

“Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.”  I Coríntios 13:4-7

Eu sei que muitos gostam de aplicar esses versículos em relacionamentos românticos. Mas o amor, vai muito além disso! Quem é o seu próximo?
O seu próximo é qualquer pessoa na face da terra! As pessoas que são da sua família, as pessoas que estão na sua igreja, no seu trabalho, enfim, todas as que conhecem e também as que não conhecem o amor de Jesus. Com a sua vida, com o seu amor, você pode demonstrar o amor de Jesus, na vida de outros.

Como já falei, você só ama quem você conhece. Mas se Jesus deixou um mandamento de amar ao próximo como a mim mesmo, o que isso significa?

Significa que você também deve conhecer o seu próximo. Saber quem ele é, o que ele precisa, quais são suas dificuldades, necessidades. Amor é atitude. Então, pense por uns minutos, de que forma você poderia demonstrar amor ao seu próximo?

Essa é uma das áreas que Deus tem trabalhado na minha vida ultimamente. Ele tem me mostrado que o mundo não gira ao redor do meu umbigo e que tem pessoas, com necessidades, físicas, emocionais e espirituais ao meu redor. A cada dia aprendo a demonstrar amor, de diversas formas. Posso ajudar mais na igreja, posso ajudar mais no trabalho, posso dar uma palavra de conforto a um colega de trabalho, posso dar dinheiro a um amigo que acabou de ser demitido, posso ser mais carinhosa com meus pais, com a minha irmã, posso dar comida a quem tem fome…

Enfim, amar ao próximo como a ti mesmo resume-se nas palavras de Jesus:

“Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.”  Mateus 7:12
Portanto:

“Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei.” Romanos 13:8

Com amor
Pati Geiger

Resultado de imagem para pensar tumblr

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe