Um bom livro

quarta-feira, outubro 16, 2013

  Sou da opinião de que um livro precisa me conquistar na primeira página, no máximo, na segunda.
  Acredito em um mundo melhor através da leitura, sou apaixonada por livros e gosto de recomendar aqueles que eu leio e gosto. Também, sou colecionadora de livros, e na minha última contagem, havia mais de 250 livros em meu quarto, espalhados em minha estante, cabeceira e guardados.
  Comecei a ler "A culpa é das estrelas"; depois de tanto ouvir falar nesse livro, resolvi me render. E estou amando. Cada frase me prende. Me faz querer saber o restante da história. Me coloca dentro da história. Me identifiquei com a personagem principal, me faz viajar.
  Mas confesso que tenho uns 5 livros lidos pela metade. Por que? Acredito que o livro não me conquistou.   Tem livros que leio por teimosia, porque quero chegar até o fim. Confesso que tem uns que eu abandono.
  Quem nunca começou a ler um livro e sentiu como se esse não o conquistou? Não gosto de dizer que existem livros chatos, mas vamos admitir, tem aqueles que simplesmente não nos prendem.
Então, o que é um bom livro? Pra mim, é aquele que eu não quero largar, que quero terminar de ler logo a história ou a teoria que ali está. É aquele livro que me faz ir dormir tarde. É aquele que me faz pensar "só vou ler mais um capítulo." É o livro que me cativou, o livro que me conquistou.

Agora, vou recomendar alguns dos livros que me conquistaram:

1. E não sobrou nenhum - Agatha Christie (Minha escritora preferida. Eu já li mais de 10 livros dela e sou apaixonada por seus romances policiais. Simplesmente me prendem. E esse livro, em particular, é fantástico. Considerado o melhor livro da rainha do crime.)
2. Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis (Meu escritor preferido. E isso não é novidade para ninguém. Amoooo o jeito que ele escrevia e toda a intertextualidade bíblica presente em cada crônica).
3. A menina que roubava livrosMarkus Zusak (Chorei lendo, é um livro lindo, emocionante, perfeito. E logo, logo o filme será lançado!! Para a minha alegria!)
4. O fotógrafo - Douglas Kennedy. (Esse livro eu devorei em três dias. A história é bolada demais. Viraria um seriado facilmente. Simplesmente perfeito.)
5. Firmin - Sam Savage. (Como não se apaixonar pela história de um rato que começa a comer páginas de livros em uma biblioteca e com isso, passa a saber a ler? Passa a aprender sobre os temas que comeu?)
6. Admirável mundo novoAldous Huxley. (Considerado um dos livros mais importantes da História, também devorei esse livro em uns três dias. Mas ele é perturbador, te faz questionar o mundo em que você vive. 
7. 1984 - George Orwell (Gosto do jeito que ele escrevia e toda a sua crítica contra o sistema, e ainda acho que Revolução dos Bichos é melhor, mas a história de 1984 se assemelha muito com o mundo em que vivemos, e através desse livro, você entende o que realmente está por trás de "Big Brother"; claro que foi desse livro que a ideia para esse ridículo reality show, foi tirada. Mas vale a pena ler o livro, te faz abrir os olhos e a mente.)
8. Cartas de um diabo a seu aprendiz. - C. S. Lewis. (O melhor livro que eu já li sobre a influência do diabo sobre a vida dos cristãos. De uma forma muito humorada e irônica, Lewis realmente se superou nesse livro; segundo relatos, Lewis não gostou de ter escrito esse livro. Um dos meus livros preferidos
9. A arte não precisa de justificativa - H. R. Hookmaaker (Livro curtinho, mas simplesmente libertador, no que diz respeito à arte. E eu amo o que o autor diz a respeito de "coisas seculares" e "coisas sagradas".
10. O mágico de OzLyman Frank Baum (Esse livro mexe comigo. Me fez chorar, me fez ver eu mesma em muitas cenas. Me fez ver eu mesma em cada personagem, nas suas fraquezas, nas suas esperanças, suas lutas. Me fez ver que muitas vezes vale a pena seguir pela estrada de tijolos amarelos. 
11. O diário de Anne Frank. (Com certeza, o relato mais emocionante sobre a Segunda Guerra, sobre ser judeu e viver escondido. Me apaixonei por esse livro, por aquela menina. Seus relatos me fizeram ver eu mesma naquelas palavras. Me fizeram chorar. Rir. Me emocionaram)
12. Quebrando a rotina - Max Lucado. (Outro dos meus escritores preferidos. Livro que te traz paz, que te faz ver que você é um ser único criado por Deus, com dons e talentos únicos, para serem usados para a glória dEle.)
13. O alienista - Machado de Assis. (Admito que nunca consegui ler Dom Casmurro até o fim, mas O Alienista, é totalmente diferente. Leio e releio e toda vez o mesmo pensamento martela na minha cabeça: quem são os loucos afinal?)
14. O Pequeno PríncipeAntoine de Saint-Exupéry. (Eu não poderia esquecer desse né? Aquele livro que me faz voar, sonhar, acreditar nas pessoas. Acreditar que "tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas.")
15. Pollyanna - Eleanor H. Porter. (A história da menina que brincava do "jogo do contente", em que tudo de ruim que acontecia em sua vida, ela achava alguma coisa para ficar contente.
16. Um estudo em vermelho - Conan Doyle. (Por último, mas não menos importante, super recomendo os livros das histórias de Sherlock Holmes.)




Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe