Os anúncios ambulantes

quinta-feira, abril 19, 2012

"Desde que a televisão começou a mostrar de perto os jogadores, toda a sua indumentária foi invadida, da cabeça aos pés, pela publicidade comercial. Quando um astro demora para amarrar as chuteiras, não é por inabilidade dos dedos, mas por astúcia do bolso: está exibindo a marca Adidas, Nike ou Reebok em seus pés. Já nas Olimpíadas de 1936, que Hitler organizou na Alemanha, os atletas vencedores mostravam as três barras da Adidas em suas chuteiras. No campeonato mundial de futebol em 1990, as barras da Adidas estavam nas chuteiras e em todo o resto. dois jornalistas ingleses, Simson e Jennings, observaram que na partida final, disputada pela Alemanha e a Argentina, somente o apito do árbitro não pertencia à empresa. Da Adidas eram a bola e tudo o que cobria os corpos dos jogadores, do árbitro e dos bandeirinhas." *

"Hoje em dia, cada jogador de futebol é um anúncio que joga"  **

Futebol ao sol e à sombra 
Eduardo Galeano
*Página 101
* Página 99




Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe